Retratos do continente africano ficarão em exposição até o fim de julho no hall do Pátio Roraima, das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 22h, nos domingos e feriados.
A mostra reúne 10 fotografias produzidas no Malawi, pequeno país no sudeste da África, conhecido pela grande hospitalidade com que trata seus visitantes estrangeiros e que, por conta dessa peculiaridade, dá nome ao evento: “O Coração Quente da África”.
A exposição faz parte do trabalho de dois irmãos paulistas, Artur e Luiz Henrique Scaramuzza Tubaldini, um deles intercambista e participante do Move Project, um programa que promove o engajamento de jovens músicos para trabalharem como voluntários naquele continente.
“Foi um trabalho realizado em conjunto. Antes do meu irmão, Eduardo, ir para a África escolhi uma máquina para ele fotografar lá e a gente produzir um material legal, para ele e para mim”, explica Artur, de 20 anos, radicado em Boa Vista e responsável pela exposição.
As fotos ilustram o cotidiano das pessoas naquele pedaço da África, o dia a dia, clicado pelas lentes de Luiz Henrique, que é musico – aluno da Unicamp – e que fez as fotos, enviadas para o irmão pela internet. As imagens eram tratadas, editadas por Artur, que produzia orientando o irmão sobre posicionamento, fotometria e ângulos.
“Com isso nos entendemos e ele foi se aperfeiçoando e juntos chegamos ao resultado que é essa exposição. Hoje poderia dizer que meu irmão melhorou 99% das primeiras fotos que ele me mandou”, avalia Artur, que começou a fotografar aos 16 anos.
Atualmente, Artur cursa Jornalismo na UFRR, trabalho no colégio Claretiano com TI e fotografa shows, festas e eventos. “Porém o tipo de fotografia que eu mais gosto são as espontâneas, de fotografar pessoas”, afirma.
X