Cotidiano

UFRR participa de ações para atender cidades atingidas por tornado em SC

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) recebeu convite para participar do projeto “Portal D’Oeste”, desenvolvido pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UEST). Uma equipe com três estudantes, sendo dois do curso de Antropologia (José Raimundo Torres do Santos), um de Gestão Territorial (Makdones Santos de Almeida) e um de Gestão em Saúde Coletiva (Glaucirleide Almeida Castro), foram para lá, junto com uma professora/coordenadora da equipe e um fotógrafo da instituição para acompanhar as atividades desenvolvidas junto às demais equipes envolvidas no projeto, nas comunidades atingidas por um tornado no ano passado.

Os estudantes chegaram ao interior de Santa Catarina e ficarão até o fim das ações, no dia 16 deste mês. O pró-reitor de Extensão em Assuntos Estudantis, Vladimir de Sousa, ressaltou a importância da participação da equipe da UFRR neste tipo de projeto. “A Uest sentiu a necessidade de criar um grupo bem grande com professores e estudantes para desenvolver diversas ações sociais para as comunidades das cidades Concordia, Xanxerê e Seara, que compõem o Oeste do Estado. Nós realizaremos exposição de arte indígena, grafismo e pintura”, destacou. Ele disse que é de extrema relevância que a UFRR participe de projetos como esses, até para desfazer a imagem deturpada que outros lugares do Brasil têm do Estado de Roraima.

Os responsáveis pelo projeto perceberam o potencial que a UFRR apresenta em atividades de extensão e resolveram fazer o convite. Devido ao alto custo que uma viagem dessas acarreta para a instituição, o pró-reitor esclareceu que foi possível selecionar apenas três acadêmicos para participar das ações no Portal D’Oeste.

“Lamentavelmente, nossa verba está pouca para esse tipo de atividade este ano. Estamos enfrentando dificuldades, por isso apenas três alunos, uma coordenadora e um fotógrafo foram enviados para nos representar, mas minha vontade era de montar uma equipe com pelo menos mais sete estudantes. Mas, infelizmente, não foi possível dessa vez”, frisou.  (T.C)