Para os interessados em conhecer outras histórias sobre a África, a exposição ‘Coração da África’ apresenta peças que expressam as manifestações centrais das tradições culturais e religiosas da nação Malawi, país do sudoeste da África. São obras produzidas em um trabalho em conjunto pelos irmãos Artur e Luiz Henrique Scaramuzza. A proposta é mostrar por meios das imagens a grande hospitalidade com que o povo africano recebe seus visitantes estrangeiros.
As fotos foram tiradas enquanto Luiz Henrique era intercambista e participante do Move Project continente. Pela internet, Artur, que mora em Roraima, recebia as instruções para editar as fotos. Segundo ele, as fotografias conseguem captar os momentos mais inusitados do cotidiano dos moradores daquele país e conseguem passar uma mensagem de alegria através da imagem.
Atualmente, Artur cursa Jornalismo na UFRR, trabalha no colégio Claretiano com TI e fotografa shows, festas e eventos. Para Artur, desde que iniciou neste mercado da fotografia até hoje, o que mais mudou em seu trabalho foi a forma de interagir com as imagens e buscar fazer a diferença na vida das pessoas que observam suas fotos. “Roraima, mesmo sem mercado de trabalho para os fotógrafos, oferece inspiração e ânimo para novas fotografias. Eu quero tirar fotos de rua, e por meio dessas imagens trazer reflexão para as pessoas. Em cada foto uma história. Um desses modelos que encontrei na rua, a fotografia foi um pedido. Ele queria que eu tirasse uma foto dele”, relata.
Entre as inúmeras responsabilidades que um fotógrafo tem, ele destaca que contar a história do momento de um jeito único e exclusivo é o mais importante. Fazer com que as pessoas aflorem o sentimento ao ver uma fotografia.
Quando questionado sobre ser muito jovem e ter muito chão pela frente, Artur afirma que seguirá na fotografia buscando aprender sempre. “A fotografia precisa trazer indignação às pessoas. Levar o pensamento de que precisamos fazer algo, se mexer, não ficar esperando apenas de um governo, ou que uma crise passe”, comentou. Para conhecer o trabalho do fotógrafo, basta seguir @muzzaproduções no instagram e no facebook.
Visitação
A exposição pode ser conferida no corredor do Pátio Roraima Shopping, das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 22h, nos domingos e feriados. A exposição fica aberta até o final de julho, com entrada franca.