O mapa do turismo de Roraima mudou. O estado reduziu de 15 para cinco o número de municípios participantes de suas três regiões turísticas: Roraima, a Savana Amazônica (3 municípios), O Extremo Norte do Brasil (1) Águas e Florestas da Linha do Equador (1).
Os cinco municípios de Roraima presentes no Mapa do Turismo se dividem em 2 categorias, de acordo com a Categorização dos municípios das Regiões Turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro.
O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um. Dentro da metodologia, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional.
O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico. Muitas vezes são aquelas que fornecem mão-de-obra ou insumos necessários para atendimento aos turistas.
AMAZONAS – Também no Amazonas o mapa do turismo mudou. O estado reduziu de 29 para 14 o número de municípios participantes de suas seis regiões turísticas: Polo Alto Solimões (2 cidades); Polo Amazônico (4); Polo Médio Amazonas (2); Polo Médio Solimões (1); Polo Rio Médio Solimões (1); Polo Rio Negro (2); e Polo Sateré (2). O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília.
Confira como ficou a categorização do mapa do turismo de Roraima:
CATEGORIA
2013
2016
DIFERENÇA
A
1
1
0
B
0
0
0
C
1
0
-1
D
12
4
-8
E
1
0
-1
TOTAL
15
5
-10
Abaixo a lista das regiões e municípios que compõem o mapa do estado
REGIÃO TURÍSTICA
MUNICÍPIO
Águas e Florestas da Linha do Equador
Caracaraí
O Extremo Norte do Brasil
Amajari
Roraima, a Savana Amazônica
Boa Vista
Bonfim
Mucajaí
SOBRE O MAPA – O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada.
Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros.