Polícia

Cães de RR viajam para farejar explosivos nas Olimpíadas

Dois cães do Canil da Polícia Militar de Roraima, especializados em farejar substâncias explosivas, viajaram ontem para participar dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Os animais de Roraima foram selecionados entre canis de todo o Brasil por possuírem características de “atletas de ponta”.

O cão Krathus, da raça Rottwailer, e a cadela Íris, de raça pastor belga Malinóis, vão ajudar na segurança das Olimpíadas 2016. Krathus será empregado no policiamento de estádios, policiamento ostensivo e no controle de distúrbio Civil, se for preciso. A cadela Íris será empregada em faro de explosivos onde for requisitada.

“Para o Canil da PMRR é um momento muito especial pelo fato de sermos reconhecidos nacionalmente pelos nossos serviços e compromisso com a cinotecnia [técnicas de criação e treino de cães]. É a segunda vez que a Força Nacional requisita animais da PMRR para Missões com sucesso”, informou um dos treinadores dos cães.

CANIL – O Canil da Polícia Militar de Roraima foi criado em 28 de dezembro de 1990 e tem um plantel formado por cães das raças Pastor Belga de Malinois, Pastor Belga, Rottweiler, Pastor Alemão, Dobermann e Labrador.

A unidade funciona com alojamento canino, alimentação balanceada e todos os tratamentos acompanhados diariamente por um profissional veterinário integrante do quadro da PMRR. O canil é companhia integrante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e conta com 17 policiais militares que atendem ocorrências de faro de narcóticos, controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais, controle de distúrbios civis e reintegração de posse.