Cotidiano

Aplicativo lançado pela Anatel analisa qualidade do sinal da telefonia móvel

Por meio do aplicativo, usuários podem verificar a qualidade do serviço prestado pelas operadoras de telefonia móvel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou, no dia 14, o aplicativo para smartphones “Anatel Serviço Móvel”, ferramenta que mostra um mapa que localiza todas as antenas de telefonia móvel instaladas na cidade por cada empresa, além do tipo de cobertura que essa estação fornece, se é 2G, 3G ou 4G. Também é possível verificar a qualidade do sinal, através dos indicadores de conexão, acessibilidade, quedas e desconexão.
O aplicativo já está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Com base na localização do usuário, a ferramenta exibe uma lista com as operadoras que atuam no município e o tipo de serviço ofertado, além da quantidade de antenas disponibilizadas por cada uma.
Também é exibido o ranking de voz. A meta estabelecida pela Anatel é de 95% ou superior. A barra de cor verde indica que o serviço alcançou o indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 85% e 94,99%. A barra de cor vermelha indica serviço abaixo de 85%.
A meta estabelecida para o indicador de queda da rede de voz é de 2% ou menos. A barra de cor verde representa que o indicador estabelecido foi atingido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 2,01% e 4,99%. A barra de cor vermelha indica qualidade igual ou superior a 5%.
Neste ranking, a Claro apresentou melhor desempenho, conforme a Anatel. A operadora atingiu 99,93% no indicador de acesso à rede de voz e 0,85% no indicador de queda. Em seguida, aparece a TIM, com 99,72% e 0,84% nos quesitos acesso e queda, respectivamente. Em terceiro lugar está a Vivo, com as notas 97,63% e 1,81%. Na última colocação está a Oi, com 86,34% e 6,22%. 
O aplicativo também exibe o ranking de dados. Neste quesito, a meta estabelecida pela Anatel é 98% ou superior. A barra de cor verde indica o atendimento ao indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 80% e 97,99%. A barra de cor vermelha indica valor abaixo de 80%.
A referência para o indicador de desconexão da rede de dados é de 5% ou inferior. A barra de cor verde indica que atingiu o indicador estabelecido. A barra de cor amarela expressa o indicador entre 5,01% e 10%. A barra de cor vermelha indica qualidade superior a 10%.
Neste ranking, a Claro foi a única operadora a atingir a meta, com 99,99% de acesso e 0,45% de queda. Em segundo lugar aparece a TIM, com 96,55% e 0,58%, nos quesitos acesso e queda, respectivamente. Em terceiro está a Oi, com as notas 89,77% e 2,01%. Na última colocação está a Vivo, com 88,02% e 6,19%.
OPERADORAS – A assessoria de comunicação da Claro informou que a operadora acredita que o aplicativo Serviço Móvel, da Anatel, é uma importante ferramenta para as empresas e consumidores, pois permite aos clientes avaliarem o compromisso das operadoras em melhorar e qualificar cada vez mais os serviços, além de proporcionar mais transparência nas relações com os usuários.
Os resultados da Claro, conforme a empresa, refletem o trabalho da operadora em oferecer sempre a melhor experiência em serviços de telefonia móvel aos seus mais de 36 mil clientes em Roraima.
A TIM parabenizou a iniciativa da Anatel em lançar o aplicativo que facilita a consulta de informações sobre a cobertura e qualidade dos serviços prestados pelas operadoras. Afirmou que ações como estas, que vão ao encontro da política de transparência pioneira adotada pela companhia, contribuem para a melhoria da relação entre clientes e empresas.
“A operadora tem a satisfação dos clientes como prioridade estratégica e trabalha continuamente para aprimorar os seus serviços e processos de atendimento em todo o Brasil. Prova disso foi o lançamento do site Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas), pelo qual os consumidores podem acompanhar todo o trabalho da companhia para aprimorar a qualidade dos serviços, verificar a cobertura da empresa e enviar reportes com sugestões de melhorias”, afirma a nota enviada para a Folha.
A assessoria de comunicação da Vivo informou que não comentaria a avaliação da Anatel disponibilizada através do aplicativo.
A Folha entrou em contato com a Oi para que a operadora comentasse o resultado da avaliação, mas não houve retorno. (I.S)