Cotidiano

Pais denunciam precariedades em escola indígena

A unidade escolar encontra-se de recesso, devendo voltar as atividades na próxima segunda-feira, 18

Pais de alunos da escola municipal Dr. Eduardo Ribeiro, localizada na Comunidade indígena do Jabuti, no município de Bonfim, Leste do Estado, denuciaram nesta quarta-feira, 13, a falta de manutenção na fiação elétrica e em aparelhos de ar condicionado das salas de aula.

Atualmente, a unidade escolar encontra-se de recesso, devendo voltar as atividades na próxima segunda-feira, 18. No entanto, a preocupação dos pais é de que o problema possa vir a prejudicar ainda mais aprendizado das crianças, caso não haja nenhuma providência.

Pai de um aluno da unidade, o segurança Elmo da Silva Gutierre contou à Folha que fez a denúncia junto ao Ministério Público de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Bonfim, e que foi orientado a procurar os meios de comunicação para relatar o caso.

Segundo ele, a escola possui aproximadamente cerca de 150 alunos matriculados, com quatro salas de aula, mas apenas uma delas possui uma central de ar, que não está em funcionamento.

“A escola já poderia ter essas centrais para os alunos, devido ao calor, as aulas são péssimas. Primeiro disseram que o problema era a fiação elétrica que não iria suportar os ar condicionados, depois disseram que não tinham os aparelhos para a instalação. Pensamos até em fazer uma paralisação na escola” contou.

O morador relatou ainda que, para amenizar o problema, alguns pais impedindo a inda dos filhos as aulas, devido a onda de calor que vem castigando a localidade. “O calor é insuportável até para quem é acostumado. Um dentista que veio a escola fazer atendimento aos alunos chegou a passar mal, imagine as crianças. Os representantes devem dar uma resposta a comunidade que espera por essas melhorias.”, frisou

O OUTRO LADO

A Folha entrou em contato a Prefeitura de Bonfim, que admitiu a existência do problema na unidade escolar, informando ainda que já estar tomando as medidas cabíveis.

Segundo a Prefeitura, a escola possui apenas duas centrais de ar, uma que está localizada em sala de aula e a outra para os estudantes. A Administração do Município disse ainda que a já iniciou o processo de licitação para adquirir novos aparelhos. (I.C)