Cotidiano

Desatenção pode provocar acidentes em ciclovias

Ciclistas não observam a sinalização e atravessam em cruzamentos movimentados e são atropelados

A falta de atenção de quem transita pelas ruas de Boa Vista está colocando em perigo a vida de quem pedala. As faixas pontilhadas nas ciclovias seguem os cruzamentos e fica a dúvida: de quem é a preferencial? Inúmeros acidentes já foram registrados.

O servidor público Jairo Mendonça, de 42 anos, pedalava à noite pela ciclovia na frente do estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho, na zona Norte, quando atravessou um contorno que fica na confluência das avenidas Ville Roy e Presidente Juscelino Kubitscheck. Um carro atropelou o ciclista. Mendonça feriu os braços e a perna direita.

“Eu pedalava rápido e não vi quando o carro fez o contorno. A ciclovia nos cruzamentos segue pontilhada e pintada no asfalto, mas não tem placa informando de quem é a preferencial. E isso está provocando acidentes”, alertou o servidor.

O local do acidente tem placa de sinalização orientando o ciclista a parar no cruzamento, mas nem todos a observam. “Acho que falta uma campanha de conscientização na mídia. Se os condutores de carros têm que parar nas faixas de pedestres, porque não param para os ciclistas passarem?”, questionou Mendonça.

A Folha percorreu, ontem à tarde, vários cruzamentos movimentados e constatou que nem ciclista, nem pedestre são respeitados por motoristas e motociclistas. Na avenida Via das Flores, por exemplo, no bairro Pricumã, zona Oeste, o risco de acidente é iminente perto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). A ciclovia atravessa vários cruzamentos, que estão sinalizados, mas que não são respeitados pelos condutores.

“Já houve atropelamento aqui. Um estudante de bicicleta pedalava na ciclovia e não olhou para o lado. Então um carro que seguia no cruzamento atropelou o menino”, relembrou o comerciante José Maria de Oliveira, 40 anos.

Moradores do bairro Cambará, zona Oeste, também relataram casos de acidentes nas ciclovias. O último, segundo eles, ocorreu no mês passado, no cruzamento das avenida Rubem Lima Filho com a Jerusalém. A ciclovia está sinalizada na esquina, mas faltou atenção do ciclista.

Na avenida Carmelo, no bairro Pintolândia, zona Oeste, o problema também acontece. Vendedores da praça Augusto Germano Sampaio disseram que alguns ciclistas já foram atropelados mesmo pedalando dentro da ciclovia.

“Teve um que seguiu a faixa pontilhada, mas não percebeu o cruzamento das avenidas. Então um motociclista que vinha em alta velocidade bateu no ciclista e os dois caíram. O ciclista ficou muito ferido, mas ninguém morreu”, relembrou um dono de lanche, que preferiu não se identificar.

O chefe de fiscalização da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), Nelson Loureiro, orientou os ciclistas a terem mais atenção quando estiverem pedalando nas ciclovias, principalmente nos cruzamentos. Ele disse que o condutor tem a preferência e que o ciclista tem que parar, obedecendo à placa de sinalização de trânsito.

“Nos retornos, rotatórias e em cruzamentos de ruas e avenidas, a preferencial é do condutor do carro. O que observamos é que falta mais atenção ao ciclista. As ciclovias estão sinalizadas com placas de pare. Todos que fazem o trânsito devem respeitar as leis. Vale ressaltar que trânsito é bom senso”, observou.

Mas Loureiro disse que em alguns pontos a ciclovia está em fase de conclusão, e que por isso ainda não foi devidamente sinalizada. “A ciclovia ainda é uma novidade em Boa Vista, é recente. Logo, todos que fazem o trânsito se adequarão”, finalizou o chefe. (A.J)