A previsão é de mais chuvas para os próximos dias em Roraima. Imagens de satélite mostram altos índices de precipitações na Capital, Boa Vista. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas de ontem superaram 70 milímetros, muito acima do normal, e a umidade relativa do ar chegou a 70%.
Hoje e amanhã, ainda segundo as previsões meteorológicas, o Sol aparecerá acompanhado de muitas nuvens durante o dia, mas à noite pode haver pancadas de chuva isoladas. A temperatura, ainda de acordo com as previsões, ficará estável.
O meteorologista Ramon Alves, da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), explicou à Folha que é comum que as chuvas comecem a se intensificar neste mês, porém, segundo ele, mesmo com a forte chuva de ontem, os níveis ainda estão dentro da normalidade.
Ainda conforme Alves, os índices por enquanto ainda permanecem menores que os registrados no ano passado. “O El Niño já está se dissipando, porém, ainda existem alguns resquícios e isso influencia no regime chuvoso, ainda assim, o período chuvoso é menos intenso do que o do ano passado”, observou. (A.J)
Lixo domiciliar entope bueiros e provoca alagamentos
Em alguns pontos de Boa Vista, a rede de drenagem é ineficiente e não suporta o volume de água toda vez que cai uma chuva forte. Para piorar a situação, moradores ainda jogam lixo nas ruas, o que acaba entupindo os bueiros, provocando os alagamentos.
É o que acontece na rua Juscelino Kubitscheck, no bairro Aparecida, zona Norte. A moradora e dona de casa Cássia Ferreira, de 60 anos, reclamou que os próprios moradores jogam lixo nas calçadas e, quando chove, a água arrasta tudo para dentro do bueiro, entupindo-o e provocando inundações.
“A prefeitura vem e limpa, desentope o bueiro, mas o povo joga lixo na rua, até colchão velho e animais mortos. Aí quando chove, o bueiro entope e fica tudo alagado. É preciso que os moradores se conscientizem”, cobrou a dona de casa.
Na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, divisora dos bairros Novo Planalto e Aeroporto, zona Norte, quem esperava pelo ônibus, ontem pela manhã, teve que subir no banco da parada, pois a água invadiu calçadas e casas.
Na Avenida Santos Dumont e rua Lobo D’Almada, no bairro São Francisco, zona Leste, a rede de drenagem também não suportou o volume de água pluvial. Moradores ainda se arriscaram tentando desobstruir o bueiro, mas não conseguiram. A água entrou nas casas.
Nos bairros da zona Oeste, a situação também ficou caótica. A água da chuva invadiu muitas casas. No bairro Nova Cidade, por exemplo, um ônibus ‘pregou’ em uma rua alagada. Parte da Avenida Princesa Isabel, no bairro Jardim Floresta, também foi para o fundo. (AJ)
Defesa Civil orienta população a evitar sair de casa quando estiver chovendo
O diretor da Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes, orientou a população a evitar sair quando estiver chovendo, não jogar lixo na rua e ter cuidado com as descargas elétricas, os raios, não se abrigando debaixo de árvores, por exemplo.“O cidadão também deve evitar manter contato com as águas de bueiros entupidos ou de outras alagações. Pode estar contaminada. Evitem jogar lixo para evitar o entupimento de bueiros”, pediu o diretor.
A Defesa Civil conta com 30 homens. Uma guarnição fica 24h de serviço, preparada para intervir em qualquer emergência. Se preciso, avisa o diretor, a Defesa Civil desloca as famílias atingidas pela chuva a um abrigo. “Mas por enquanto isso ainda não foi preciso”.
Há vários pontos críticos de alagamento na cidade, mas a área Caetano Filho, o popular Beiral, ainda é a mais atingida pelas chuvas. O diretor disse ainda que moradores de bairros construídos em cima de lagoas também sofrem quando chove muito.
Equipes da Defesa Civil, garante o diretor, estão identificando os pontos críticos e fazendo limpeza para que ocorra a drenagem. Qualquer problema com a chuva, o cidadão pode ligar para o 156. (AJ)
“Patrulha da Chuva” limpa rede de drenagem
A Prefeitura de Boa Vista informou que, desde o início da manhã de ontem, as equipes da Patrulha da Chuva atuaram em diversos pontos, fazendo um levantamento dos principais locais afetados com a forte chuva. Além disso, os pontos mapeados estão sendo monitorados e muitos locais tiveram um rápido escoamento da água.
Informou ainda que a chuva que caiu sobre a cidade ontem correspondeu a mais de 40 mm e que foi bem acima da capacidade normal de escoamento. O normal para a capital de Boa Vista no período de inverno são chuvas de 20 mm/dia. A Patrulha da Chuva e a Defesa Civil Municipal estão atentas a todas as ocorrências na cidade.
A Patrulha da Chuva realiza atendimentos diariamente, atendendo as demandas da Central 156 e executa serviços de limpeza em redes de drenagem, galerias, valas, além da Operação Tapa Buracos. A população também precisa colaborar com os trabalhos da Patrulha da Chuva, evitando jogar lixos nas ruas, bueiros, valas e igarapés, uma vez que isso causa grandes transtornos. O município reforça que é preciso trabalhar em conjunto com a população para garantir o bom funcionamento da cidade.