Política

TRE busca mesários voluntários para atuarem nas seções eleitorais

No dia da votação, voluntários recebem auxílio-alimentação e uma camisa da Justiça Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) deu início à campanha para cadastrar mesários voluntários que irão atuar nas eleições municipais de 2016, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. A instituição estima que sejam necessários mais de 4 mil cidadãos para trabalharem nas seções eleitorais de todo o Estado.

De acordo com o presidente da Comissão de Treinamento de Mesários do TRE-RR, Randerson Aguiar, o trabalho de mesário é fundamental para a realização das eleições. “O voluntário não é convocado de forma obrigatória, então a pessoa chega ao treinamento disposta a realizar os procedimentos do serviço. Em Roraima, serão necessários cerca de 4.400 cidadãos para trabalharem nas seções eleitorais”, informou.

O mesário é responsável por organizar todo o processo, desde a instalação da urna eletrônica, organização de filas, conferência do nome do eleitor no caderno de votação e entrega de comprovante de votação.

“Durante o dia da eleição, eles irão receber auxílio-alimentação e uma camiseta da Justiça Eleitoral”, disse Aguiar.

O Tribunal Regional Eleitoral conta com parcerias das instituições de Ensino Superior, que proporcionam benefícios aos participantes universitários. A campanha conta com o apoio da Universidade Estadual de Roraima (UERR), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Faculdade Cathedral, do Centro Universitário Estácio da Amazônia e Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares).

“Qualquer acadêmico, ao se tornar mesário voluntário, ganha 30 horas de participação na grade extracurricular, que contarão para as disciplinas optativas. Além disso, qualquer mesário, estudante ou não, terá dois dias de folga para cada dia de convocação, sendo um de treinamento e outros dois no primeiro e no segundo turno da eleição, caso ocorra. Somando um total de até seis dias de folga no trabalho”, explicou.

INSCRIÇÃO – Conforme o TRE-RR, a pessoa interessada em participar como mesário voluntário precisa ser eleitor, maior de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário que está disponível no site www.tre-rr.jus.br, ou ir diretamente ao cartório, neste caso, ao que o eleitor pertence.

O TRE-RR informou ainda que não pode atuar como mesário quem é candidato ou parente de candidato até o segundo grau, cônjuge ou companheiro; membro de diretório de partido político; autoridade ou agente policial; aqueles que pertencem ao serviço eleitoral; além de fiscais e delegados de partido político ou coligação. (B.B)