Cultura

Encontro incentiva a leitura de obras escritas por mulheres

O evento irá promover um debate sobre o livro ‘O menino de Ouro’, da escritora inglesa Abigail Tarttelin

Pelo menos uma vez por mês o projeto Leia Mulheres realiza encontros para leitores debaterem obras escritas por mulheres. Dessa vez o projeto irá promover um debate sobre o livro ‘O menino de ouro’, da autora inglesa Abigail Tarttelin. O encontro será nesse domingo (24), no Espaço Usina, Café e Cultura, localizado na rua Raio Solar, 509, no bairro Raiar do sol.

De acordo com a mediadora do projeto em Boa Vista, Agda Santos, trata-se de uma espécie de clube do livro que busca estimular a apreciação de textos literários de escritoras. Segundo ela, o projeto foi criado em 2014 após a iniciativa da escritora britânica Joanna Walsh.

“O projeto funciona como um Clube do Livro com o foco de debater apenas obras produzidas por mulheres. O clube é espalhado em diversas cidades do Brasil. Temos as coordenadoras gerais que nos auxiliam na organização e contato com as editoras. Natascya Melo e eu somos as mediadoras em Boa Vista”, conta.  

Entre as obras selecionadas, já passaram Harper Lee ‘O Sol é para todos’, ‘Meio Sol Amarelo’, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie e da escritora roraimense Zanny Aldaraiba, com a obra ‘Carrossel Agalopado’. A cada encontro, o grupo de leitores escolhe o livro por votação ou sorteio. “Todo mundo pode indicar uma ou várias autoras. O importante é que seja mulher. As mais citadas sempre são Virginia Woolf, Jane Austen, Cecília Meireles, Clarice Lispector”, conta Ágda.

O livro

Na obra, a autora conta a história de Max Walker, um garoto de 16 anos que tem uma vida perfeita, é querido entre os amigos da escola, tem uma família estável e feliz, dá-se bem com as garotas e tem uma beleza.

O enredo se dá quando um segredo de Max é revelado: o jovem é intersexual (quando a pessoa nasce com os dois órgãos sexuais). O livro é narrado pela visão de Max, da mãe, do pai, da médica e da namorada de Max.

A autora

Abigail Tarttelin nasceu na Inglaterra e é uma artista compulsiva. Já compôs músicas, escreveu roteiros para cinema e TV e trabalhou como atriz. Foi eleita como uma das 1000 pessoas mais influentes pelo jornal inglês London Evening Standard, recebendo ainda destaque na seção “25 com menos de 25”.

Atualmente, é editora de livros da Phoenix Magazine, além de escrever para os veículos The Huffington Post e The Guardian. ‘Menino de Ouro’ é o seu segundo romance. O primeiro livro de Abby, “Flick”, publicado em 2011, foi descrito pela GQ como um futuro “clássico alternativo que se absorve aos poucos”.

Serviço
Leia Mulheres
Data: 24 de julho
Local: Espaço Usina, Café e Cultura
Endereço: Rua Raio Solar, 509, bairro Raiar do sol
Hora: Às 18 horas