Cotidiano

Moradores fazem mutirão para melhorar situação de estrada

Segundo morador da sede, várias solicitações foram enviadas para Prefeitura e ao Governo

Inconformados com o descaso do poder público, moradores do Projeto de Assentamento Bom Jesus, localizado no município de Amajari, no Norte do Estado, realizaram no início desta semana um mutirão para tentarem amenizar a situação caótica em que se encontra a estrada que dá acesso à região.

Conforme o servidor público Isaias Amaral, 22 anos, cerca de 20 homens participaram dos trabalhos, que teve como objetivo chamar a atenção sobre a situação de abandono enfrentada pelos moradores da localidade.

“Além de tentar melhorar a trafegabilidade da estrada, esse ato também é para chamar a atenção dos governantes em relação a essa situação. Existem muitos trabalhadores e pais de família que moram naquela região e do jeito que está, fica muito complicado deles se desenvolverem economicamente “, afirmou.

Ainda segundo o morador, o problema da estrada é antigo e várias solicitações foram encaminhadas ao poder público sobre a situação.

“Já solicitamos uma solução junto a Prefeitura, só que eles dizem que essa é uma atribuição do Estado, que nada podem fazer. Por outro lado, o Governo do Estado se comprometeu a enviar uma equipe para verificar a situação, só que até hoje ninguém apareceu e o problema vem se agravando”, destacou.

O servidor público ressaltou ainda que além do fato de estarem cansados de esperar uma solução por parte dos governantes, os moradores temem que situação piore, uma vez que as chuvas estão cada vez mais severas.

“Tudo que foi utilizado nesse mutirão saiu do bolso dos próprios moradores. Desde a aquisição do trator até as pedras usadas para colocar sobre a lama. Infelizmente é algo que nos indigna, pois o poder público tem as ferramentas para ajudar esses moradores”, pontuou.

 

O OUTRO LADO

À FolhaWeb, a Prefeitura de Amajari disse que mesmo não sendo uma atribuição do executivo, a atual gestão tem feito feito esforço concentrado para suprir as demandas dos moradores do Projeto de Assentamento Bom Jesus. A Administração Municipal ressaltou ainda que enviou uma equipe para auxiliar nos trabalhos de melhorias da estrada da localidade.

Já o Governo do Estado de Roraima informou que, de acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) a responsabilidade pela manutenção de vicinais é do Município onde ela está localizada. O Estado intervém na recuperação de vicinais apenas quando existe uma demanda do Município.

“De acordo com o Departamento Estadual de Infraestrutura de Transportes (DEIT), da Seinf, não houve até o momento nenhuma solicitação por parte da Prefeitura de Amajari para a recuperação da vicinal do Assentamento Bom Jesus, mas informa que o Estado tem procurado atender a todas as demandas dos municípios, dentro de suas possibilidades financeiras”,destacou.

A Administração Estadual reforça ainda que não tem medido esforços no sentido de garantir a trafegabilidade em todo o Estado, sobretudo em regiões produtivas e de grande fluxo populacional.

.