Política

Partidos retardam convenções em BV

Ideia é ganhar tempo para tentar alianças de última hora; Maioria vai realizar nos últimos dias de julho

Na corrida pela definição do quadro eleitoral, a maioria dos partidos de Boa Vista utiliza a estratégia política, que prevê a realização das convenções em datas da reta final do prazo determinado pela legislação eleitoral. A ideia das legendas é ganhar tempo e assim poder tentar buscar aliados até o último momento. As conversações entre dirigentes ainda seguem.

Conforme o calendário eleitoral, as convenções podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto. É nas reuniões que serão divulgados os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

No entanto, para conseguir ganhar tempo no processo de negociações no âmbito das coligações, boa parte das siglas ainda não anunciou a realização de convenções na Capital. Apenas o interior do Estado está intensificando a corrida eleitoral.

Até a tarde de ontem, 19, dos mais de 35 partidos listados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas três legendas tinham confirmado a realização das convenções na Capital: PP, DEM e PSOL.

O Partido Progressista (PP) marcou sua convenção para o dia 24 de julho, domingo, das 9h às 13h, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). O partido da governadora Suely Campos já confirmou candidatos em quase todos os municípios, mas ainda não definiu quem será apoiado na capital Boa Vista. Ontem à noite uma reunião ocorreu entre as lideranças, mas nada ficou fechado. A decisão pode sair hoje, em nova reunião.

O Democratas (DEM) marcou sua convenção para 5 de agosto, data limite no calendário eleitoral e ainda não anunciou alianças ou candidatos na Capital.

O PSOL vai fazer sua convenção dia 24, na Câmara Municipal de Boa Vista e, neste ano, no lugar do tradicional candidato Robert Dagon, lançará Luis Oca como pré-candidato à prefeitura de Boa Vista.

PRÉ-CANDIDATOS – Até o momento, devem disputar com a prefeita Teresa Surita (PMDB), que já confirmou sua candidatura à reeleição, o ex-reitor na Universidade Federal (UFRR) Roberto Ramos (PT); Jeferson Alves (PDT); o advogado Alex Ladislau (PRP); o ex-senador Mozarildo Cavalcanti (PTB); o ex-secretário estadual de Saúde, Kalil Filho; o deputado federal Hiran Gonçalves (PP) e Luis Oca (PSOL)

PRAZOS – Quem pretende disputar as eleições deste ano deve prestar atenção nos prazos. O registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ser feito até as 19h do dia 15 de agosto de 2016.

Outra alteração diz respeito ao prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios, o que deve ocorrer até as 19h do dia 15 de agosto de 2016. A regra anterior estipulava que esse prazo terminava às 19h do dia 5 de julho. A campanha eleitoral terá 45 dias, começando em 16 de agosto.