Cotidiano

Radares começam a funcionar no dia 1º

Fiscalização foi divulgada ontem durante blitz educativa em que condutores receberam informações sobre as barreiras eletrônicas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Roraima (Dnit), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou uma blitz educativa na manhã de ontem, 29, na BR-174, em frente ao bairro São Bento, zona Oeste. Os motoristas que trafegavam pelo local receberam panfletos do Dnit contendo informações sobre as barreiras eletrônicas que entrarão em operação a partir de sábado, 1º de novembro.
Segundo o superintendente estadual do Dnit, José Pedro Christ, a iniciativa de implantar radares e lombadas eletrônicas fixas (chamados de “pardais”) nos pontos mais críticos da rodovia visa conscientizar os motoristas a terem mais cautela e respeitar os limites de velocidade. “O objetivo é fazer uma movimentação para que a população fique realmente informada dessa situação. Ao avistarem os equipamentos, as pessoas diminuem, de certa maneira, a velocidade. Mas muitos, pelo fato de saberem que o equipamento não está em operação, trafegam numa velocidade maior”, frisou.
Nove barreiras e redutores eletrônicos de velocidade foram instalados nos mais de 900 quilômetros que correspondem o trecho da BR-174 em território roraimense. Além dos equipamentos próximos à faixa de pedestres nos bairro São Bento e no Distrito Industrial, na saída para Manaus (AM), outros foram instalados ao longo do trecho sul da rodovia.
Existe um no Km 211.6 no Município de Rorainópolis. Outro no Km 368.4 no Município de Caracaraí. Mais um no Km 448 no Município de Mucajaí. E também no Km 498.3, Km 498.4, Km 500.8 e Km 501.6 em Boa Vista.
Haverá também pardais no Km 606.3 do trecho Norte da BR-174, na comunidade de Três Corações, no Município de Amajari, e no Km 705, na comunidade de Sorocaima, em Pacaraima, fronteira com a Venezuela.
O superintendente do Dnit explicou  que a demora no início das operações das barreiras eletrônicas foi devido a uma inspeção obrigatória, realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Estavam funcionando, mas ainda não em operação. Faltava uma aferição do Inmetro, pois só é possível cobrar alguma multa por excesso de velocidade após a checagem minuciosa dos equipamentos”, frisou.
CONDUTOR – Para o motorista Francisco Vieira, 35, a instalação dos redutores de velocidade era uma necessidade na rodovia. Segundo ele, os radares farão com que os acidentes que são recorrentes na BR-174 diminuam. “Com certeza eu aprovo. Vai transmitir mais segurança aos motoristas e pedestres que precisam trafegar aqui diariamente”, frisou.
PENALIDADE – Independentemente do tipo de via no qual circula o veículo, a gravidade da infração é média (até 20% de excesso), grave (entre 20% e 50%) ou gravíssima (mais de 50%). Quando a infração for considerada média, a penalidade aplicável é multa no valor de R$ 85,13 e perda de quatro pontos na carteira.
Quando for grave, o valor da multa aumenta para R$ 127,69 e o condutor perde cinco pontos na carteira. Se o condutor for flagrado transitando em velocidade acima da máxima permitida em mais de 50%, a infração é gravíssima e, além da perda de sete pontos, é aplicada uma multa no valor de R$ 574,61.