Cultura

Artesã cria peças de Santos religiosos

A artesã possui inúmeros cursos no currículo, incluindo o de especialista em Reformas e Arte Religiosa feito em Madrid, Espanha

O catolicismo sempre foi tradição na família Cruz Guttemberg. E foi unindo a fé e o dom para o artesanato, que a matriarca Socorro Cruz transformou a religiosidade em arte. Ela restaura e customiza imagens de santos confeccionadas em gesso e porcelana, criando peças que encantam os olhos.

“Presto atenção a cada detalhe, deixando o rosto e mãos da imagem sempre em branco para simbolizar a pureza”, conta.

Toda a família participa das etapas da criação, desde a compra do material até a inspiração que transforma as imagens em arte. Os filhos Francisco, Yanna e Onésimo são seus principais apoiadores e auxiliam a venda das peças, que são exportadas em sua maioria para os Estados Unidos, especialmente para a Flórida.

“As imagens de Nossa Senhora de Guadalupe são as mais pedidas pelos latinos e norte-americanos que moram naquela região. A exportação começou quando eu levei uma peça de presente para os amigos e começaram as encomendas”, conta o filho Onésimo Cruz.

A artesã possui inúmeros cursos no currículo, incluindo o de especialista em Reformas e Arte Religiosa feito em Madrid, Espanha. Cada aprendizado é usado para fazer com que as peças se tornem santos estilizados e modernos que encantam a todos por sua beleza.

Para ser produzida, cada peça demora cerca de três dias, sem contar o tempo de espera das imagens que vem de São João Del Rei, Minas Gerais. No material, pedraria, pérolas, tinta e pincéis especiais. Algumas das imagens levam folhas de ouro.

“Cada santa é uma história. Cada Santa é uma novena. Enquanto eu vou pintando eu vou rezando. Uma dessas peças foi enviada com as minhas orações para um rapaz que estava com câncer. Sei que as imagens irão, de alguma forma protegê-lo”, conta a artista Socorro.

Para justificar como a arte entrou na família, Socorro resgata a história de sua mãe, Maria de Jesus Cruz, uma das mais importantes artistas plásticas de Roraima. Ela foi uma das fundadoras do Centro de Artesanato de Roraima.

Socorro aprendeu com a mãe a criar suas primeiras peças. “Na minha infância, aprendi com a minha mãe a criar peças de carnavais para os bailes tradicionais. Todos os enfeites para a cabeça eram feitos por ela”, relembra.

Seus próximos desafios são a realização de um curso específico de imagens religiosas e também fazer com que sua arte seja reconhecida no continente europeu. Para conhecer melhor algumas de suas obras, os interessados podem acessar suas redes sociais no facebook: Maria Do Perpetuo Socorro Cruz Guttemberg; no instagram: @arrtesa; ou pelo contato: 981049062.