Cotidiano

PM diz que insegurança da população é ‘subjetiva’

A Segurança Pública será intensificada 24 horas

Em coletiva de imprensa realizada pela manhã dessa sexta-feira, o coronel Dagoberto Gonçalves, comandante geral da Polícia Militar, anunciou a parceria com todas as instituições de segurança do estado para reforçar a operação, que agora recebeu o nome de ‘Sétimo Mandamento integrada’.

A ação existe desde o ano passado e atuava apenas durante os finais de semana, agora é realizada 24 horas por dia, sete dias da semana, em 19 bairros da Capital.

“Nós vamos receber um reforço, será uma ação ostensiva preventiva. A atuação visa dar uma troca de informações para coibir os criminosos não só como forma de prevenção, mas de repressão imediata” explicou.

Segundo ele, a sensação de insegurança da população vem de uma ‘insegurança subjetiva’. “Com o número de assaltos, fugas de presidiários, que até então era reduzida na nossa capital causa um impacto em todas as famílias, inclusive a minha, mas ainda assim queremos pontuar que Boa Vista é uma capital de um estado fronteiriço, com dois mil quilômetros de fronteira internacional que sofre com problema de imigração, com vizinhos de outros países com problema social, isso impacta significativamente os números de violência do nosso estado” relatou.

Para o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo César Costa, a união das instituições o objetivo da operação vem sendo alcançado. “Estamos reforçando a operação, por que os órgãos devem ser integrados, após uma decisão compartilhada, com todos os órgãos, nós resolvemos aumentar a malha de atuação, para que possamos recapturar os foragidos do sistema que estão praticando os crimes na cidade, e aqueles que estão na sombra praticando crimes da mesma natureza” disse.

Para auxiliar a atuação dos policiais, o secretário pede ajuda da população durante a operação. “Queremos a contribuição do cidadão, à medida que forem abordados, facilitem, abaixa o vidro do carro, acenda a luz, não tente fugir por que as rotas de fuga estarão sendo monitoradas” finalizou.

Parceria

A ação contará com a parceria das equipes da PMRR (Polícia Militar), PCRR (Polícia Civil), Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania), Deint (Departamento de Inteligência) da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública),  DPJI (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), PRF (Polícia Rodoviária Federal), SGCM  (Superintendência da Guarda Civil Municipal),  e SMST (Secretária Municipal de Segurança e Trânsito), que somaram esforços e integraram seus serviços para agir efetivamente contra os crimes de roubos na capital.