Cotidiano

Moradores reclamam de oscilações de energia elétrica

Eletrobras Roraima informou que iniciou as medidas necessárias para retorno do fornecimento de energia por meio das termelétricas

A população boa-vistense tem sofrido com constantes quedas e oscilações da distribuição de energia elétrica durante a última semana. Na madrugada de sexta-feira, 22, por volta das 02h da manhã, os moradores da Capital e dos municípios do Cantá, Rorainópolis, Alto Alegre, Mucajaí, Caracaraí, Pacaraima, Bonfim, Iracema e São Luiz foram afetados pela suspensão do serviço. Outra oscilação, desta vez ocorrida por volta das 15h de sexta, também deixou os roraimenses sem energia por cerca de 30 minutos.

O morador André Tácio, do bairro Centenário, na Zona Oeste da Capital, foi uma das pessoas que sofreu com a falta de energia. O morador reclamou que, com a suspensão do funcionamento dos equipamentos, fica mais difícil para descansar, em especial no período chuvoso, época em que normalmente aumenta a proliferação de mosquitos e carapanãs.

“A energia caiu e só voltou depois das três da manhã. Os mosquitos tomaram de conta”, reclamou. Para o morador, a situação acaba se tornando um problema em cadeia. “O calor atrapalha e os mosquitos atrapalham o nosso sono, acabamos descansando pouco e passando o resto do dia com aquela sensação de cansaço”, disse.

Outra preocupação apresentada é que as oscilações podem prejudicar o funcionamento de aparelhos eletrodomésticos, normalmente ligados durante a noite, como ventiladores e centrais de ar, além daqueles que necessitam ficar sempre conectados à rede de energia, como a geladeira.

Os moradores questionaram ainda os motivos pelo qual as quedas de energia estão ocorrendo e a razão pela qual tem demorado mais de 30 minutos para serem retomadas, tendo em vista a instalação das termelétricas que deveriam suprir a demanda nos casos de desligamento da interligação Brasil e Venezuela, por meio do Linhão de Guri.

Procurada pela Folha, a Eletrobras Distribuição Roraima informou por meio de nota que na madrugada de sexta-feira, 22, realmente houve o desligamento na linha de transmissão da Venezuela, mas que imediatamente tomou as medidas necessárias para a retomada do serviço de energia. “Na madrugada de sexta-feira, às 02h20, houve desligamento de energia e às 02h29 iniciou o retorno do fornecimento de energia por meio das termelétricas. Às 3h18, o fornecimento de energia foi normalizado para todos os consumidores interligados à linha de transmissão da Venezuela”, declarou.

Já com relação ao incidente registrado na tarde de sexta-feira, por volta das 15h, a Eletrobras disse apenas que “às 15h10 foi registrado outro desligamento na linha de transmissão da Venezuela”, mas que foi normalizado logo em seguida. A empresa disse ainda que o que ocorreu foi um imprevisto, que ainda não sabe precisar o motivo para a suspensão de energia e que aguarda mais informações das autoridades venezuelanas.

Quanto à possibilidade de queima de aparelhos em decorrência de desligamentos, a Eletrobras ressaltou que o consumidor pode procurar a distribuidora de energia ou ligar para a Central de Atendimento, através do número 0800-7019-120. “Após o registro da reclamação, é feito procedimento de ressarcimento conforme determina a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, finalizou a Eletrobras.

A Folha também entrou em contato com o órgão de defesa do consumidor, Procon Assembleia, que revelou que ainda não recebeu reclamações com relação à queima de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos por conta das quedas de energia elétrica em algumas localidades do Estado.

No caso de uma ocorrência dessa magnitude, o Procon recomenda que os moradores que acionam a unidade devem também “procurar o balcão de atendimento da empresa responsável pelo fornecimento do serviço naquela determinada localidade, devendo apresentar o dia e o horário que houve a oscilação da energia que acarretou o prejuízo, bem como informar qual o equipamento que foi queimado”. (P.C)