Cotidiano

Viaturas antigas serão devolvidas para empresa fornecedora, segundo PM

Segundo o Comando Geral da Polícia Militar, os veículos que já faziam parte do programa serão substituídos por novos gradativamente

Nos últimos meses, os moradores da Capital têm reclamado da falta de veículos da Polícia Militar de Roraima (PMRR) nas ruas e denunciado que muitos dos carros que atendem aos policiais já começaram a apresentar problemas mecânicos, inclusive durante as patrulhas. Outro problema apontado indica que muitas dessas viaturas estariam encostadas em oficinas da cidade, sem prover a utilidade necessária.

Em um desses estabelecimentos, uma oficina mecânica localizada no bairro São Vicente, estavam estacionadas duas viaturas que atendem ao programa Ronda do Bairro. Os veículos demonstravam sinais de amassados severos e desgaste. A equipe de reportagem da Folha esteve no local e foi informada que os veículos haviam chegado havia apenas um dia ao local e que o estabelecimento era responsável pelo reparo dos carros, mas o proprietário da oficina preferiu não entrar em mais detalhes.

Sobre a reclamação, a Folha entrou em contato com o Comando Geral da Polícia Militar de Roraima (PMRR), que reforçou que havia anunciado recentemente, na coletiva de lançamento da Operação Sétimo Mandamento, realizada na terça-feira, 19, medidas para diminuir o índice de criminalidade na tentativa de resgatar a sensação de tranquilidade da população boa-vistense, dentre elas, a substituição das viaturas.

O Comando Geral revelou que 30 novas viaturas modelo Renault Duster serão empregadas no radiopatrulhamento de Boa Vista. De acordo com a PMRR, os novos veículos atenderão, em especial, aos programas Ronda do Bairro e à Polícia Comunitária, projetos que visam obter aproximação com a sociedade, aumentar o número de envolvidos com a segurança pública e identificar os principais problemas, sempre com a premissa de propor estratégias para solucionar as questões mais dificultosas.

A Polícia Militar acrescentou também que a força terá a adição de mais 10 pick-up, que atenderão as companhias do Comando de Policiamento do Interior (CPI) e as unidades especializadas, como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa).

“O Governo do Estado está investindo mais de R$ 2,8 milhões na locação dos veículos”, informou a PMRR. Segundo a informação repassada pelo Governo do Estado, o contrato de locação das viaturas foi renovado por mais 12 meses a contar de 1º de julho de 2016. Além disso, a PMRR também informou que o valor unitário mensal do aluguel de cada veículo é de R$ 7.900, custo este que sofreu uma “redução de 20,17% no valor de locação”.

Por fim, a PMRR também ressaltou que as viaturas alugadas substituirão os carros que já fazem parte do programa Ronda no Bairro e que a troca das viaturas antigas acontecerá de forma gradativa, com os veículos sendo entregues de volta para a empresa fornecedora.

“As viaturas locadas substituirão os veículos que atualmente fazem parte do programa Ronda no Bairro e irão otimizar o policiamento na Capital, agilizando e aperfeiçoando tanto os trabalhos diários quanto as operações que vêm sendo desencadeadas nas áreas dos 1º de 2º batalhões da PMRR”, concluiu a nota. (P.C)