A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) promoveu o início da tarde desta segunda-feira, 25, a entrega de equipamentos que serão utilizados por agentes do sistema prisional roraimense. A solenidade foi realizada na sede do órgão, localizada no bairro São Vicente, na zona Sul do Estado.
Conforme o titular da pasta, Uziel Castro, todos os itens foram adquiridos com recursos do próprio Governo. Um investimento orçado em R$ 306 mil.
“Todos esses itens visam diminuir a tensão dentro do sistema prisional. Essa é a primeira vez que o Estado compra esse tipo de equipamentos, ou seja, nunca houve compra nesse sentido, e nós julgamos isto como fundamental para evitar distúrbios, tumultos e até mesmo ajudar na recaptura de foragidos”, afirmou.
Ainda segundo o secretário da Sejuc, os 5.791 itens adquiridos deverão ser distribuídos conforme a necessidade de cada unidade. Serão entregues aos agentes penitenciários materiais como pistolas Taser, munições de borracha, spray de pimenta, granadas de som e luz, gás lacrimogêneo e de efeito moral.
“Todos os agentes prisionais serão treinados para usar esses equipamentos. Essa aquisição vem ao encontro dos anseios de toda a classe de servidores do sistema prisional”, ressaltou o secretário.
Para o presidente do Sindicato dos Agente Penitenciários de Roraima (Sindape-RR), Lindomar Sobrinho, o repasse do material tem um significado especial, uma vez que cumpre-se uma das reivindicações mais antigas dos profissionais.
“O repasse desse material chega em momento muito oportuno, já que nós não tínhamos esse tipo de equipamento no Estado e vocês da imprensa sabem das dificuldades enfrentadas pela classe. Nós temos várias situações de fuga de presos que tentam se evadir do sistema e tendo o armamento não letal, tanto a vida dele quando das pessoas que estão em volta são preservadas. Quem ganha com isso é a sociedade como um todo”, destacou.
OBRAS NA PAMC
Durante a coletiva de imprensa, o secretário da Sejuc, Uziel Castro, também foi questionadovsobre à situação estrutural da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC). Segundo ele, a pasta tem obtido avanços em relação ao cumprimento das pontualidades da unidade prisional, sendo um deles os trabalhos de construção da estação de tratamento de esgoto.
“A unidade encontra-se em obras e estamos aguardando a finalização do projeto para a construção da estação de tratamento na PAMC, justamente para acabar com aquele esgoto a céu aberto que tem por lá. Já as demais atividades estão em pleno vapor, como reforma de alas, finalização da muralha e outras melhorias da unidade. São obras que demandam um tempo, mas a nossa intenção é que elas terminem o mais rápido possível. Acreditamos que até o fim desse ano já teremos uma melhoria significativa por lá”, pontuou.