Os fotógrafos Marcelo Camacho e Jorge Macedo, radicados em Roraima, viajaram cerca de 5 mil quilômetros para fazer imagens da Missa do Vaqueiro, em Serrita. As fotos são a primeira etapa de um projeto que irá retratar os vaqueiros e indígenas em uma exposição.
O objetivo é contribuir para a valorização das manifestações culturais do sertão evidenciando a força e a complexidade da tradição dos moradores daquela região. De acordo com Marcelo Camacho, a ideia é fazer uma pesquisa em relação aos costumes dos vaqueiros que trouxeram para Roraima influencias da cultura nordestina.
“Foi a nossa primeira vez visitando a região, um lugar belíssimo que rendeu registros que iremos levar a Roraima. Fomos muito bem recebidos e queremos voltar. A segunda etapa é aprofundar o contato histórico entre as duas regiões, que possuem muita coisa em comum, e criar uma exposição”, contou. A intenção é a ressaltar a importância dos saberes, das formas de expressão, dos lugares e das celebrações relacionadas à vida do vaqueiro para a formação cultural e territorial do Brasil.
Durante a viagem, os fotógrafos passaram por Serra Talhada, onde visitaram a zona rural, tiveram um primeiro contato com a história da região e foram acompanhados pelo fotógrafo Álvaro Severo, que já esteve em Roraima para realizar palestras e exposições e deve voltar para compor a exposição em Boa Vista.
Eles passaram por Espaço Cultural, O Ateliê de Xilogravuras, a Serra do Cocão, Bicas do Riachão e a Caverna, além da Serra do Urubu – Reserva de Pedra D’Anta para coletar conteúdo histórico. “A ideia é levar um referencial teórico para uma exposição que iremos realizar em Boa Vista. Um conteúdo minucioso que irá aprofundar os costumes e rituais dos vaqueiros, além de registros fotográficos da fauna e da flora”, contou Camacho.
Macedo
Jorge Macedo é Cearense, bacharel em geografia e fotógrafo há 33 anos. Realizou exposições em vários estados brasileiros, além de trabalhos publicitários, trabalhos para agências nacionais, coleção de catálogos, cartões postais e folhetos. Tem trabalhos publicados em diversas revistas e jornais nacionais e internacionais, já realizou mais de quinze documentários espalhados pelo mundo e atualmente é diretor de fotografia do Fotoclube de Roraima.
Camacho
Marcelo Camacho é fotógrafo, cirurgião dentista, paulistano e reside em Roraima desde 2002. Dedica-se à fotografia de natureza, arquitetura, comunidades carentes, comunidades indígenas e manifestações culturais populares. Em Roraima, além de ministrar aulas de fotografia, Camacho desenvolve um intenso trabalho de catalogação das aves de ocorrência. É membro do Fotoclube Roraima tendo participado, como autor e curador, de várias exposições com temas variados.
Marcelo Camacho nasceu em São Paulo e Jorge Macedo, no Ceará, mas ambos moram em Roraima e fazem do Estado inspiração para a sua arte.