Entre a noite do último sábado, 23, e a madrugada de ontem, 25, seis pessoas foram presas em flagrantes pelo crime de embriaguez ao volante. Os infratores foram conduzidos à Central de Flagrantes do 5o DP para prestar depoimentos à autoridade policial. Um dos delegados de plantão afirmou que o crime é considerado doloso, uma vez que o condutor tem consciência de que não pode consumir bebida alcoólica e dirigir.
“Sei que é um crime rotineiro, mas não podemos banalizar e deixar de alertar a população que pode ser vítima. Aliás, as pessoas podem denunciar, caso encontre condutores trafegando pelas ruas de Boa Vista com capacidade psicomotora alterada. Só quem perdeu alguém na família sabe o quanto é grave a irresponsabilidade de muitos motoristas”, alertou.
Em um dos casos, policiais militares foram acionados para atender a uma ocorrência na Avenida Lourival Coimbra, bairro Nova Canaã, zona Oeste, após serem informados de que o condutor de um veículo perdeu o controle e bateu no muro de uma residência. Assim que chegou ao local, a guarnição percebeu que o homem estava sob efeito de bebida alcoólica. O infrator se submeteu ao teste de etilômetro que resultou em 1,14 mg/l (miligramas por litro de ar), acima de 0,5 mg/l permitido em lei. O homem foi conduzido à delegacia para dar explicações sobre o fato.
Outra abordagem, desta vez realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) a um veículo de modelo Gol, que transitava pela BR 174, nas proximidades do Conjunto Habitacional Pérola, constatou que o motorista aparentava sinais de embriaguez e, ao realizar teste de alcoolemia, os policiais constataram níveis de álcool acima do que prevê a lei. O condutor foi preso em flagrante e levado para a Central de Flagrantes.
A Avenida Carlos Pereira de Melo, no bairro União, ainda na zona Oeste, também foi local de um acidente de trânsito em decorrência do consumo de bebida alcoólica. De acordo com as informações do Relatório de Ocorrência Policial (ROP), o condutor de um carro modelo Chevrolet Celta perdeu o controle do veículo enquanto fazia uma curva, atravessou a pista e bateu num ônibus que estava parado no semáforo. O motorista foi socorrido e conduzido pela Polícia Militar até o Pronto Socorro Estadual, depois de tratadas as escoriações, foi apresentado no 5o DP para depor sobre o acidente.
A colisão entre dois veículos na rua Estrela D’alva, no bairro Raiar do Sol, zona Oeste, assustou testemunhas que, segundo a polícia relataram que um táxi lotação estava parado nas proximidades de um supermercado, quando um outro automóvel que vinha em alta velocidade bateu na traseira do táxi. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido no acidente. O condutor fez o teste do bafômetro, que teve como resultado 1,32 mg/l, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista foi recolhida e ele foi conduzido à Central de Flagrantes para ser ouvido pela polícia.
Os infratores foram enquadrados no art. 306 da Lei de Crimes de Trânsito do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Aqueles que não tiveram fiança recolhida foram encaminhados para a Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV), onde ficarão à disposição da justiça. (J.B)