Política

Diante de indefinição, Abel Galinha pode ser candidato do Governo

Ex-vereador de Boa Vista e deputado federal, Abel Galinha afirmou que tem como conseguir recursos para a campanha

O cenário eleitoral de Boa Vista ainda se mostra bastante indefinido, apesar de as eleições para prefeito em 2016 já terem nove pré-candidatos definidos. A indefinição ocorre por conta do apoio mais disputado do momento, o do Governo de Roraima, liderado por Suely Campos (PP). O Partido Progressista adiou a realização da convenção na capital, por ainda não ter um nome confirmado para disputar com a atual prefeita Teresa Surita (PMDB).

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Brito Bezerra (PP), explicou que, apesar da escolha do nome ainda não ter sido definida, reuniões estão ocorrendo para se fazer uma boa composição. “Temos grandes nomes, mas nada está definido ainda. Todo processo de discussão requer uma acomodação dos grupos em uma situação futura”, disse o parlamentar.

GRUPOS POLÍTICOS – Os pleitos de Boa Vista sempre foram marcados por embate entre candidatos de dois grupos políticos. Segundo um parlamentar que conversou com a Folha, antigo observador da política roraimense, esta indefinição do candidato governista favorece o clima ameno na política no município. “Honestamente falo que em outras eleições a gente chegava nesta época com candidatos bem definidos, mas o nome que vai receber o apoio do partido governista a gente ainda não conseguiu visualizar até o momento. Tudo está muito obscuro”, afirmou.

DISPUTA – O nome indicado para a prefeitura de Boa Vista deve passar pelo Congresso Nacional, que tem pelo menos três deputados federais disputando a vaga de pré-candidato apoiado ou indicado pelo PP: O deputado Hiran Gonçalves (PP), presidente regional do partido; a deputada Sheridan (PSDB), e o deputado Abel Galinha (DEM).

Hiran Gonçalves, que é o líder regional do PP, disse que não tem nada acertado, mas que está à disposição do partido. “As negociações ainda estão ocorrendo e nada está definido” garantiu.

O deputado federal Abel Galinha (DEM) também confirmou as negociações. Favorito da última semana para ser o candidato do governo, Abel Galinha, que é um empresário e político bem-sucedido na capital, além de comandar um partido forte com bom tempo de propaganda eleitoral, disse que tem como conseguir recursos para a campanha, não confirmou o convite, mas alega estar à disposição. “Tudo caminha para este apoio.

Estamos em conversação e depende da definição da governadora. Tenho muita vontade de dar minha contribuição de forma justa para o meu Estado e o Município onde nasci. Por enquanto, o cenário está complexo”, afirmou.

Sheridan (PSDB) não confirma e também não refuta a possibilidade de disputar a Prefeitura de Boa Vista. “Estamos em negociação. A política é algo muito dinâmica, e em pouquíssimo tempo muita coisa pode mudar. A possibilidade não está descartada, e se ela se concretizar, será por meio da união de um grupo político forte que pensa como eu e que acredita que caminhar juntos é a melhor forma de ajudar Boa Vista”, afirmou. Para muitos, a parlamentar tem força suficiente para desbancar a pré-candidata Teresa Surita (PMDB).

REELEIÇÃO – Postulante natural à reeleição, a atual prefeita da capital, Teresa Surita (PMDB), deve formar uma ‘chapa pura’, mas ainda não confirmou o nome de seu vice, que deve ser o ex-secretário de saúde municipal, Rodrigo Jucá (PMDB). Atualmente, Surita busca manter o máximo das siglas que a acompanharam em 2012, enquanto alguns outros pré-candidatos despontam, como o ex-senador Mozarildo Cavalcanti (PTB), o advogado Alex Ladislau (PRP), o ex-reitor Roberto Ramos (PT), Jeferson Alves (PDT), Kalil Coelho (PV), Ciro Campos (Rede), Luis Oca (Psol).