Cotidiano

Embrapa oferece tecnologia para melhorar qualidade de frutas

A fruticultura e os citros produzidos no Estado, que são comercializados em feiras e supermercados, têm sido alvo de muita reclamação por parte dos consumidores. Segundo eles, nos últimos meses, as frutas estão com um baixo padrão de qualidade. Conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os produtores de Roraima precisam se adequar às tecnologias para melhorar a qualidade das plantas.

A pesquisadora em fruticultura e nutrição de plantas da Embrapa, Teresinha Albuquerque, disse que a instituição tem a responsabilidade de gerar conhecimento e tecnologia. “A Embrapa tem gerado tecnologia para todo tipo de indagação em relação ao cultivo, tanto para as frutas citros, como a laranja, o limão e a tangerina, como para outros tipos: o abacaxi, mamão e a banana”, afirmou.

Em Roraima, muitas das tecnologias não chegam ou não são empregadas pelo produtor. “Os citros, por exemplo, têm muito problema na parte de nutrição, que é algo muito sério e as pessoas não entendem bem. Muitas vezes, o produtor não sabe como as plantas funcionam e quais as exigências fisiológicas de cada uma delas, levando ao uso inadequado de fertilizantes ou ao uso em época inadequada”, afirmou.

Para melhorar a qualidade dos frutos, é importante que seja feito um balanço entre os nutrientes da planta. “É preciso cálcio, magnésio, fóssil, potássio, nitrogênio. Mas algumas pessoas usam apenas um tipo de fertilizante achando que está funcionando. Elas se esquecem dos micronutrientes, por exemplo, que são essenciais para que os outros nutrientes atuem na planta”, complementou Teresinha.

Segundo ela, os produtores devem ter o conhecimento básico para se tornarem fruticultores profissionais. “A gente tem feito capacitações para o pessoal da Secretaria de Agricultura e, quando solicitado, também fazemos nas áreas das frutarias. Recentemente, realizamos um curso sobre a cultura do maracujá, em Boa Vista e em Rorainópolis, na região Sul do Estado, onde tivemos um feedback muito importante dos produtores, que ficaram muito satisfeitos”, comentou.

Teresinha disse ainda que, em agosto, a Embrapa irá novamente à Rorainópolis para falar sobre o plantio. “Iremos abordar o manejo da cultura da banana, mostrando o que é importante saber em termos de nutrição, das necessidades da planta e quais os produtos e a quantidade que elas precisam para se desenvolver”, informou.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária em Roraima conta com manuais e livros que mostram como utilizar as novas tecnologias. “Inclusive, esses temas são facilmente encontrados na internet. A nossa preocupação é fazer com que o produtor se interesse e busque essas informações para corrigir a execução da atividade. Trata-se de uma forma de capacitar os envolvidos e, assim, melhorar a qualidade das frutas no Estado”, concluiu Teresinha. (B.B)