Política

Governo publica enquadramento de servidores públicos do quadro geral

Mais de 3,3 mil servidores serão beneficiados com reajustes que vão ser incorporados aos salários de agosto

Por meio do decreto 21.272-E de 25 de julho de 2016, o Governo de Roraima publicou o enquadramento de 3.258 servidores públicos no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores estaduais do quadro geral. O enquadramento, assinado pela governadora Suely Campos (PP), foi publicado no Diário Oficial do Estado do dia 25. Com a publicação, a administração estadual fez cumprir a Lei 1.032, de 8 de janeiro deste ano e, a partir de agora, o servidor terá o prazo de 90 dias, a contar do dia 25, para recorrer administrativamente do enquadramento.

O secretário de Administração, Frederico Linhares, explicou que foram seis meses de trabalho da comissão, que terminou o enquadramento de todos os servidores. “Os efeitos financeiros desse enquadramento são imediatos, e devem começar a ser pagos no próximo mês, pois a folha de pagamento de julho já estava fechada quando o enquadramento encerrou”, disse.

Linhares explicou que a partir de agora os servidores que eventualmente apresentarem algum problema no seu enquadramento, como faltas, ausência de avaliação, terão 90 dias para ir à Segad e apresentar documentos ou argumentos para regularizar a situação. “Isso é inédito em Roraima. Jamais um plano complexo como esse, envolvendo mais de 10 carreiras, foi discutido, formulado, votado e implementado em tão pouco tempo. Acho que a satisfação é grande, pois representa um alívio para aquele servidor que não tinha esperanças sequer de ter um plano de carreira, que dirá em uma implantação recorde, feita em seis meses”, acrescentou.

Todo o processo de implantação do PCCR dos servidores públicos do quadro geral durou um ano e meio, entre a primeira reunião com o sindicato e o dia do enquadramento. “Os servidores certamente reconhecem esse esforço do Governo. O comprometimento com o servidor se dá com ações concretas como esta, do enquadramento, tão ansiosamente aguardado por todos”, destacou.

OUTROS BENEFÍCIOS – Outros pontos constantes no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações ainda devem ser debatidos. Entre eles, a implantação de dois benefícios: o adicional de qualificação e o adicional de interiorização. “Estamos em fase final de elaboração do decreto que regulamenta esses direitos”, garantiu Linhares.

Quanto ao pagamento de retroativos, pois o plano foi aprovado em janeiro e o enquadramento encerrou somente agora, Linhares explicou que devem ser calculados quando o prazo de recursos acabar. “Depois do prazo de recurso, que é de 90 dias, é que o governo vai poder calcular o retroativo, que é a janeiro. Depois que calcularmos os valores vamos sentar com o sindicato e verificar como vai ser essa reposição”, concluiu. (C.C)

PCCR é antigo sonho dos servidores

O presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima (Sintraima), Antônio Leal, disse que a luta não acabou, pois os servidores venceram apenas uma batalha. “Estamos felizes pela publicação e pelo reconhecimento dos direitos dos servidores públicos. É o momento de comemorar, pois é um avanço para os servidores que estavam há 12 anos no limbo e não tinham expectativa de melhorias”, disse.

Leal afirmou que, apesar disso, não foi cancelada a paralisação da categoria que deve ocorrer no próximo dia 8 de agosto. “A insatisfação dos servidores é em relação a não efetivação das progressões verticais. A Proge [Procuradoria Geral do Estado] emitiu um parecer pela não concessão, mas sabemos que isso é ilegal, pois existe jurisprudência do STF [Supremo Tribunal Federal] contrária a esse parecer. Hoje, 60 a 70% dos servidores já têm direito à vertical”, disse.

O presidente lembrou as questões como adicionais de interiorização e qualificação e penosidade. “Nossa paralisação do dia 8 está confirmada por conta do não reajuste da data base de maio e também para lutarmos pela incorporação desses adicionais, além do auxílio alimentação”, assegurou. (C.C)