Política

Pleno do TRE-RR está incompleto

Oito advogados concorrem a vaga no TRE; Os novos juízes serão escolhidos por Michel Temer

O presidente da República em exercício, Michel Temer (PMDB), ainda não definiu quem serão os novos juízes eleitorais de Roraima que vão atuar no pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) nas eleições 2016.

Três listas tríplices, com nomes de oito advogados de Roraima estão sendo analisadas para preencher vagas de juiz titular e substituto na Egrégia Corte do Tribunal Regional Eleitoral. Hoje o Pleno do TRE está incompleto, o que prejudica os julgamentos eleitorais. Saíram Teresinha Muniz, cujo mandato terminou em fevereiro, e Jean Michetti, cujo mandato terminou em junho de 2016.

Os escolhidos vão participar dos julgamentos envolvendo ações que têm como objetivo as questões eleitorais do Estado. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR), desembargador Almiro Padilha, disse que o TJ já encerrou sua participação nessa escolha. “Agora o interesse é do TRE. Nossa missão se encerra com o encaminhamento da lista. Aguardamos o resultado com o nome dos escolhidos”, afirmou.

A Seccional Roraima da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RR) apresentou uma lista de advogados que poderiam ocupar os cargos. A seleção da lista sêxtupla feita pela OAB/RR observou requisitos como estar no exercício da advocacia e possuir dez anos consecutivos ou não de prática profissional, assim como comprovar ao menos cinco anos de exercício da advocacia no Estado de Roraima.

O presidente OAB/RR, Rodolpho Morais, ressaltou que a advocacia roraimense está muito bem representada por essas listas. “Foi uma conquista enorme esse convênio que formamos com o TJ para indicarmos as listas sêxtuplas, pois antes a OAB não participava desse processo de escolha. Aumenta nossa representatividade dentro do Tribunal. Todos os indicados representam muito bem a classe e estão capacitados para a vaga no TRE”, assegurou.

Duas listas tríplices concorrem a duas vagas de juiz titular e uma lista tríplice concorre a vaga de suplente do TRE-RR. Os componentes das listas tríplices para vaga de juiz titular são os advogados Jean Michetti, Cleusa Lúcia de Souza, Cláudio Belmino Rabelo, Rozane Pereira Ignácio, Dizanete Matias e Helaine Maíse. Para a vaga de juiz suplente, os componentes da lista tríplice são os advogados Francisco de Assis Guimarães, Cláudio Belmino Rabelo e Rarison Tataíra.