Nos primeiros 10 dias da operação Sétimo Mandamento Integrada, a Polícia Militar afirmou ter reduzido em 14% o número de ocorrências diárias envolvendo o crime de roubo. O dado foi apresentado pela PM nesta sexta-feira, 29. Iniciada na terça-feira passada, 19, a ação tem o objetivo coibir crimes na capital, como tráfico de drogas, ações de galera e principalmente roubos praticados com o uso de armas e motocicletas.
Segundo a PM, em média, são realizadas 400 abordagens dia na Capital envolvendo veículos e pessoas, e durante as ações da Operação já foram presas 23 pessoas e apreendidos três adolescentes envolvidos em roubos. Foram recapturados ainda 11 foragidos do sistema prisional e cumpridos cinco mandados de prisão.
O subcomandante de policiamento da capital, tenente-coronel Paulo Roberto Macedo, destacou que a ação está acontecendo em pontos estratégicos da cidade que apresentam o maior índice de crimes de roubo, segundo levantamento feito pela Polícia Militar.
“Até o momento foi registada uma taxa de redução de 86% de roubos no bairro Equatorial e 85% no Cidade Satélite e Centro. Durante a operação também foram recuperados 19 veículos entre carros e motocicletas e tirados de circulação nove armas de fogo e quatro réplicas”, afirmou Macedo.
Para o subcomandante Geral da Polícia Militar, coronel Magalhães Damasceno a redução dos crimes nos bairros de maiores índices foi significativa e a Operação está sendo adaptada conforme os levantamentos e necessidades.
“A média de recuperação de bens roubados e capturas durante a operação está boa, cerca de 60%. Isso mostra que o trabalho integrado com os órgãos de segurança e a colaboração da sociedade têm contribuído para obtermos bons resultados. Vamos continuar buscando formas para aperfeiçoar as ações de segurança e prestar serviços mais eficazes para população”, enfatizou.
SOBRE A OPERAÇÃO
Idealizada pela Polícia Militar, a operação conta com a participação dos demais órgãos de segurança. Delegacia Geral da Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), Departamento de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), Departamento de Polícia Judiciária do Interior (DPJI), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência da Guarda Civil Municipal (SGCM) e Superintendência Municipal de Segurança e Trânsito (Smtran).