Pela primeira vez, o Prêmio Investidor Profissional de Arte, conhecido como Prêmio Pipa pode ter um artista roraimense como o vencedor do prêmio. O indígena Jaider Esbell superou a lista de 71 artistas indicados e concorre a etapa final.
O artista foi o mais votado pela opinião popular para receber o prêmio de maior relevância daarte brasileira com mais de 1.500 votos. A segunda mais bem votada foi a Arissana Pataxó da Bahia com 968 votos.
Segundo o artista Jaider Esbell, fazer parte fazer parte da lista dos indicados é importante em vários aspectos, sobretudo, por ocupar espaços garantidos pela luta dos povos indígenas.
“É a identidade do povo de Roraima que está sendo divulgada e ganhando lugar de destaque na cena, estando ao nível dos grandes temas nacionais e internacionais. Um dos objetivos ainda é expandir e fortalecer o trabalho de comunicação em rede que a arte pode proporcionar” frisou.
Jaider Esbell
Índio Macuxi da Amazônia. O trabalho de Esbell retrata o caos das expressões humanas e não humanas.
As forças da floresta, dos seres, emanam da arte do filho do tempo, de todas as influências: ancestralidade, conhecimento, memória, diálogos, plasticidade contemporânea, política global, o ser local, xamanismo visual, poder.
Para votar no artista, basta acessar o site