A aeronave Cessna PP-FRR, de propriedade do Governo do Estado, que estava desaparecida há quase cinco dias depois de decolar da região do Baixo Rio Branco, Sul do Estado, com cinco pessoas a bordo, foi encontrada na tarde de ontem por uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave aparentemente não apresentava nenhum dano grave.
No local, os militares não acharam nenhum dos passageiros e nem o piloto, porém, dois paraquedistas da FAB, que integravam o grupo de salvamento, avistaram um bilhete dentro do acampamento que as pessoas da aeronave levantaram próximo de onde o avião pousou, que informava que eles se deslocariam do lugar e que estavam todos bem.
O cunhado do piloto, Assis Pimenta, explicou que do local que os passageiros estavam são quase 18 km do rio mais próximo. “Provavelmente eles tenham pensado em conseguir alguma embarcação ou então encontrar a BR-174, que também está próxima do local”, disse. Pelo fato de a aeronave estar inteira, Assis acredita que os ocupantes do avião estejam todos vivos e bem. “O que a família mais quer é que estejam todos sãos e salvos. O piloto foi de grande importância em conseguir pousar o avião fazendo com que todos sobrevivessem”, destacou.
Os familiares dos passageiros ficaram esperando que eles chegassem ao Aeroporto Internacional de Boa Vista ontem, à tarde, por causa de boatos que diziam que um helicóptero traria para cidade os cinco na tarde de ontem. A irmã da mulher que estava grávida, Larissa Rodrigues, disse que ficou aguardando desde as 14h30. “Estamos tendo uma semana muito difícil. Estou muito ansiosa para reencontrar minha irmã. Enquanto não encontrassem o corpo de ninguém, eu mantinha a esperança de que ela estaria viva”, frisou.
A bordo do avião, além do piloto, estavam uma paciente que teve complicações após um parto de poucos dias, que estava sendo removida para Boa Vista; havia também um enfermeiro socorrista, do Serviço de Atendimento Móvel (Samu); o bebê recém-nascido e uma acompanhante que estava grávida de nove meses.
De acordo com informações dos parentes dos ocupantes da aeronave, o piloto precisou fazer um pouso forçado por conta do mal tempo que fazia no domingo. Ele teve que desviar um pouco da rota original para realizar a manobra.
Segundo um amigo do enfermeiro, o avião foi avistado por um piloto de aviação civil que havia saído do Estado do Amazonas e achou a aeronave desaparecida em uma região de lavrado. “O piloto foi um verdadeiro herói nessa situação. Tenho certeza de que por causa da experiência dele, conseguiu pousar sem causar nenhuma fatalidade”, salientou.
O avião tinha saído por volta das 9h15 de Boa Vista para a Vila Santa Maria do Boiaçu, no Baixo Rio Branco, no Município de Rorainópolis, para buscar a mulher que não passava bem após ter tido a criança. A paciente seria encaminhada para o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth para passar por cirurgia.
GOVERNO – A Folha entrou em contato com o Gabinete Militar de Roraima, que informou que o avião foi encontrado a 200 quilômetros de distância de Boa Vista, em área de lavrado e que estava em perfeito estado, mas que os passageiros não foram encontrados. Disse ainda que as equipes de buscas da FAB e do Exército continuarão à procura dos ocupantes. (T.C)
Cotidiano
Avião é encontrado, mas sem os ocupantes
Aeronave estava em uma área de lavrado, aparentemente sem qualquer avaria, e os ocupantes deixaram um bilhete dizendo que estavam todos bem