Cultura

Show relembra os trinta anos do movimento Roraimeira

O show acontece na próxima quarta-feira (05) às 20h, no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima

O movimento cultural Roraimeira marca a identidade das pessoas que nasceram ou escolheram Roraima para morar. Repleto de manifestações culturais ligadas à arte indígena, influência da cultura caribenha e dos imigrantes que aqui chegaram, o movimento faz parte da cultura e história do estado.
O ano de 1984 marcou o lançamento da música ‘Roraimeira’, ao participar de um festival musical em homenagem a cidade de Boa Vista, a música acabou se tornando hino informal de Roraima, e todos os artistas da época o adotaram como símbolo do movimento.
Para comemorar o aniversário de trinta anos do movimento e o dia nacional da Cultura, será realizado um show especial que reúne três dos grandes nomes desse movimento. Sobem ao palco, Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto. O evento é uma iniciativa do Selo Ajuri Cultural, criado pela Fundação Ajuri com o objetivo de criar um novo espaço para a cultura.
O Roraimeira é um show de regionalismo, composto de um repertório singular, que ressalta as belezas naturais de Roraima. Segundo o diretor executivo da Fundação Ajuri, Rafael Oliveira a apresentação no Teatro do CAF, na UFRR, trará uma concepção estética na decoração do palco que ressaltará os elementos tradicionais presentes no movimento.
Ele explica que a proposta é comemorar o surgimento de um movimento cultural que vem inspirando gerações de artistas até os dias de hoje. “Vamos festejar a história e a cultura roraimense, genuinamente plural, entre cifras, poesias e histórias. Convidamos todos para prestigiar esse importante momento da música de nosso Estado” Ressaltou Rafael.
O show acontece na próxima quarta-feira (05) às 20h, no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima.   Um pouco da história de cada um:
ZECA PRETO
Começou cantando em programas de auditório, aos quatro anos de idade, nasceu em Boa Vista, é cantor, compositor e poeta e um dos articuladores culturais da cena artística de Roraima, na década de 80 iniciou um trabalho mais profissional e desde então gravou diversos discos independentes. Em 2000, apresentou-se no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, juntamente com Eliakim Rufino e Zeca Preto na série “Cantares Amazônicos.”
Serviço Show Roraimeira Organização: Selo Ajuri Cultural Data: 05 de Novembro Local: CAF Hora: 20 horas Entrada Franca