Encerram-se amanhã, 5, as convenções partidárias que vão definir os candidatos a prefeito de Boa Vista na eleição 2016. Dos 10 nomes cotados para concorrer ao pleito este ano, até agora, somente Jeferson Alves, o Gordinho, do PDT, e Luis Oca, do PSOL, foram confirmados como candidatos nas convenções dos partidos que aconteceram na semana passada. Alves recebeu apoio da Rede Sustentabilidade e do PHS.
Os outros partidos resolveram deixar a decisão para a última hora, utilizando a estratégia política que prevê a realização das convenções em datas da reta final do prazo determinado pela legislação eleitoral. A ideia das legendas é ganhar tempo, e assim poder tentar buscar aliados até o último momento. As conversações entre dirigentes ainda seguem.
Outros partidos já definiram candidatura própria e devem apenas efetivar suas indicações. Este é o caso do Partido dos Trabalhadores (PT), que vai realizar convenção amanhã, 5, na sede do partido, às 17h, e lançar o ex-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o cientista político Roberto Ramos, como opção às eleições municipais de Boa Vista.
O PMDB, cuja convenção acontecerá na sexta, às 14h, no CTG, lança a candidatura à reeleição da atual prefeita da Capital Teresa Surita. Outro nome que também está firme na disputa é o do advogado Alex Ladislau (PRP). A convenção do partido será na sexta, na Câmara Municipal, das 14 às 17 horas. O médico Kalil Coelho (PV) também está firme como pré-candidato. A convenção do PV acontece na sexta-feira, no espaço VIP, das 15 às 18 horas. A deputada Shéridan (PSDB) ainda não descartou uma possível candidatura.
O Partido Progressista (PP), que tinha marcado a convenção para o domingo retrasado, remarcou a decisão para amanhã, 5, em local ainda indefinido. O partido da governadora Suely Campos já confirmou candidatos em quase todos os municípios, mas ainda não definiu quem será apoiado na Capital, Boa Vista. O candidato mais forte atualmente para receber o apoio governista é o ex-senador Mozarildo Cavalcanti (PTB).
Em relação à alteração do prazo do registro de candidatura, o TSE ressalta que os candidatos não precisam esperar o fim do prazo para pedir o registro de candidaturas. Segundo informação do órgão, a solicitação pode ser feita antes do dia 15, tão logo seja realizada a convenção partidária.
Os partidos políticos que realizarem esse pedido com antecedência terão uma vantagem, pois já estarão com a toda documentação pronta já para o dia 16 de agosto, quando se inicia a propaganda eleitoral. Vale lembrar que para início de campanha os candidatos precisam despender gastos, sendo necessário ter um CNPJ e conta bancária específica. Com pedido antecipado, terão melhor tempo para regularizar documentação.
Confira a Agenda de Convenções: