Polícia

Condenados pela lei Maria da Penha são presos pela Polinter

Nesta semana, quando a lei Maria da Penha, decretada em 2006, completa dez anos, agentes da Polícia Interestadual (Polinter), sob o comando do delegado Paulo Henrique Tomaz, cumpriram dois mandados de prisão expedidos pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Boa Vista.

A primeira prisão foi do auxiliar de serviços gerais Ademar Silva Rodrigues, 31 anos, que aconteceu na noite da quinta-feira, 4. Ele foi localizado em via pública, próximo ao albergue, bairro Alvorada, zona Oeste, e não reagiu à prisão. Ele foi condenado à prisão em regime semiaberto, por ter agredido a companheira.

Outro condenado pela justiça foi o serralheiro Eder Benjamin de Souza. As buscas que culminaram na prisão foram realizadas na manhã de ontem, 5, na rua Jandira Lago, bairro Buritis, também na zona Oeste da Capital. Contra ele havia um Mandado de Prisão preventiva, por descumprimento das medidas protetivas.

O juiz expediu um terceiro cumprimento de mandado de prisão, dessa vez em desfavor de Alberto Mariano, que foi condenado por violência doméstica em razão de um processo de 2011 e na manhã de ontem foi indiciado em um novo inquérito na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).

Os registros das infrações dos três homens foram elaborados de acordo com o que prevê o artigo 129 do Código Penal Brasileiro (CPB), lesão corporal dolosa, e a lei 11.340, conhecida como Maria da Penha, criada para possibilitar abordagem especializada aos casos de violência contra mulheres.

Os mandados de prisão foram cumpridos pela Polinter em conjunto com a Deam. Após os procedimentos de praxe, os três indivíduos foram submetidos a exame de corpo de delito e entregues na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo para cumprimento da pena. (J.B)