Política

Governadora muda adjuntos das secretarias de Justiça e da Cultura

Um dia após uma fuga em massa na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, o adjunto foi exonerado

O Governo de Roraima fez mais uma mudança na gestão da Secretaria de Justiça e Cidadania. Após a fuga na madrugada de segunda, 8, o secretário adjunto, tenente-coronel da Polícia Militar Francisco Borges, foi exonerado do cargo. Em seu lugar, assumiu o major Francisco Castro.

Além da mudança na Sejuc, também foi feita modificação na Secretaria Estadual de Cultura, de onde saiu a secretária adjunta Cecy Brasil, que estava no cargo desde dezembro de 2015, e assumiu a administradora Maria Stela Adjafre Pinheiro, uma das herdeiras do Grupo Fares e irmã do deputado estadual Francisco Mozart. Os decretos foram publicados no Diário Oficial de 5 de agosto.

PERFIS – Francisco Castro é major da Polícia Militar do quadro estadual, graduado em Ciências de Defesa Social e Mestre em Ciências Policiais da Segurança Pública. Atuou como comandante do pelotão do Canil do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar, subcomandante do Bope, comandante do Pelotão do município de Bonfim, subcomandante da Companhia da PMRR de Rorainópolis, comandante da Companhia Independente Policiamento de Guarda (Cipg), diretor da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) e até então era comandante da Companhia de Caracaraí.

Possui cursos de especialização policial nas áreas de Gerenciamento de crises, Polícia Comunitária, Operações Táticas Aéreas, Operações Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), Uso Seletivo da Força e Direitos Humanos.

Stela Adjafre Pinheiro é graduada em Administração de Empresas e pós-graduada em Comércio Exterior e Recursos Humanos pela Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares). Foi diretora financeira da Fares e vice-reitora da Universidade Virtual de Roraima (Univirr) antes de assumir o cargo de secretária adjunta da Secult.

OUTRAS MUDANÇAS – Desde que assumiu o governo em janeiro de 2015, a governadora Suely Campos já implementou diversas mudanças no primeiro escalão.

A primeira mudança no governo Suely Campos ocorreu no início de seu mandato, quando o advogado Francisco Alberto Santiago foi exonerado do cargo de presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima) e em seu lugar assumiu a também advogada Flauene Silva Santiago, filha do ex-presidente daquele instituto.

Em março de 2015, foi exonerado o ouvidor geral Hugo Leonardo Souza Luz Santos, e mais os secretários adjuntos João Paulo de Souza e Silva (Secretaria de Agricultura); José Alcione Almeida Júnior (Secretaria de Cultura) e Graciela Cristina Zilbert (Secretaria de Educação).

Assumiu o cargo de ouvidor geral o advogado Hermenegildo Coelho. O adjunto da Secretaria de Cultura foi o administrador Francélio Parente Hardi, e da Secretaria de Educação, Jules Rimet de Souza Cruz Soares. Na Secretaria de Agricultura, assumiram Gilzimar Almeida Barbosa, como titular, e Antônio Cabral de Macedo Neto, como adjunto.

Em novembro de 2015, foi a vez do Comando da Polícia Militar de Roraima, da presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Comunicação e a Rádio Roraima. O coronel Dagoberto da Silva Gonçalves foi escolhido novo comandante da Polícia Militar de Roraima. O secretário de Comunicação, Ivo Gallindo, deixou a pasta e assumiu a presidência da Fundação Rádio Roraima. Em seu lugar, assumiu a jornalista Cida Lacerda. No Detran, assumiu Luiz Eduardo Silva de Castilho, e o delegado Maique Evelin virou o novo secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública.

Em dezembro de 2015, novas mudanças nos titulares das pastas da Secretaria Estadual de Educação (Seed) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult). A Seed passou a ser comandada pelo amazonense Marcelo Campbell, no lugar de Selma Mulinari, irmã de Suely. Já a Secult teve como titular o roraimense José de Alcione Almeida Júnior, que assumiu no lugar do ex-adjunto Francélio Parente Hardi, que, por sua vez, foi substituído pela empresária Cecília Brasil.

Em fevereiro de 2016, Suely Campos (PP) fez alterações em seis secretarias do primeiro escalão. Na Secretaria Estadual de Saúde assumiu o médico César Pena, que já era secretário adjunto, no lugar de Kalil Coelho. A ex-secretária de Educação, Selma Mulinari, assumiu o comando da Secretaria Estadual de Cultura.

Na Codesaima, Cícero Batista assumiu como diretor-presidente. Na Rádio Roraima, o novo diretor-presidente é o jornalista José Raimundo Rodrigues, no lugar de Ivo Galindo. Houve mudança também na secretaria de administração, onde Rafael Alves Pereira assumiu o cargo de secretário adjunto. Na secretaria de agricultura, Wolney Costa assumiu a mesma posição.

Em julho de 2016, foi a vez dos comandos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), Secretaria de Estado do Índio (Sei) e Delegacia-Geral da Polícia Civil. Na Sejuc, assumiu o até então Delegado-Geral da Polícia Civil, Uziel de Castro Júnior, voltando o coronel Francisco Oliveira Borges para seu cargo de adjunto. Na Segurança Pública, a delegada Edineia Santos Chagas, que anteriormente respondia como diretora de departamento de Operações Especiais, órgão ligado à Polícia Civil, assumiu a vaga de Uziel de Castro. Já na Secretaria de Estado do Índio (Sei), o novo titular da pasta é Dilson Domente Ingaricó, que assumiu no lugar de Ozélio Izidoro Messias.