Cultura

Exposição de Ednel Pereira aborda musicalidade

Exposição “Meu Parceiro, o violão” começa nessa quinta-feira (11) e será realizada na Casa do Neuber até setembro

Cerca de 30 obras do artista plástico Ednel Pereira estão abertas para a visita na exposição “Meu parceiro, o violão”, que começa hoje na Casa do Neuber e vai até o mês de setembro. São peças de diversas técnicas, como acrílico sob papel e tela e restos de PVC, porém o mais inusitado são as pinturas que o artista fez em violões.

Os violões estavam quebrados e não tinham mais serventia, até que o artista recriou as peças para decorar ambientes. Ele trouxe para as artes visuais as noções de modulação, harmonia e composição.

A proposta central para ele consistiu em estabelecer uma relação entre a música e as artes visuais. Tirar do lixo para fazer arte é algo usual em sua vida. Desde a sua infância, construía seus próprios brinquedos e reconstruía peças que originalmente seriam jogadas no lixo. Suas obras são feitas de material reciclado.

“Eu gosto muito de reutilizar e reaproveitar essa matéria que sobra, como papel, garrafas, jornais. Dessa vez foram os violões que se transformaram em arte. Isso faz da música algo presente”, contou.

Assim que foi convidado a expor na Casa do Neuber, o artista quis homenagear a família Uchoa, que é formada por músicos e artistas. “É a primeira vez que realizo uma exposição individual aqui e queria homenagear, além da família Uchoa, todos os músicos de Roraima e os agentes culturais que abrem suas portas para os artistas”, contou.

Edinel tem 48 anos e desde criança aborda a arte sem amarras e definições. Nascido em Mucajaí, Edinel teve uma infância pobre. Filho de agricultores, precisou criar seus brinquedos. “Nessa época, quando encontrava algo pelo chão, o achado se transformava em algo”, comenta.

Além de artes plásticas, ele produz enfeites florais para casamentos, festas de aniversário, eventos empresariais, entre outros. O artista faz, ainda, esculturas de frutas e ministra cursos e oficinas em comunidades carentes e escolas na Capital. “Além de fazer arte, é preciso ensinar arte. Gosto de passar a diante o que aprendi e incentivar novos artistas locais”, ressalta.

Serviço
Exposição de Artes
“Meu Parceiro, o violão”
Local: Casa do Neuber
Informações: 98115 0925