O prazo para que as prefeituras dos municípios de Roraima entregassem ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) os questionários referentes ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM-RR) encerrou ontem, 12. Dos 15 municípios, apenas Pacaraima, Uiramutã, São João da Baliza e Iracema não haviam entregado o documento, que servirá para compor a Rede Nacional de Indicadores Públicos (Rede Indicon).
O índice foi criado pelo Tribunal de Contas de São Paulo, em 2013, e passou a valer em todos os estados brasileiros este ano. “Antes os Tribunais de Contas se limitavam a fazer aquilo que chamamos de vistoria de conformidade, ou seja, deslumbrar o estrito cumprimento da lei, mas isso não servia mais para a sociedade”, disse o presidente da Comissão de Implantação do IEGM em Roraima, Sileno Caetano Ramos.
Conforme ele, o objetivo do índice é aferir a real efetividade do gasto público. “O objetivo de fato extrapola a questão da conformidade. Até então, em uma obra, se verificava se foi cumprida toda legalidade em relação à licitação, contratação e fiscalização. Esse índice afere a efetividade dessa obra e o ganho de fato que ela traz para a sociedade, não se atentando apenas à questão formal”, explicou.
A pesquisa avaliou índices de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação. “As prefeituras têm que gastar 25% do orçamento com a educação, mas está sendo gasto de que forma? Foram construídas tantas escolas, mas baseado em quê? Fez-se levantamento de necessidade de vagas e vai atender a população? É isso que buscamos saber”, destacou.
Os municípios que deixaram de enviar os dados obrigatórios sofrerão sanções previstas no regimento do TCE. “Tem as sanções previstas no regimento interno do TCE que envolvem multas e uma série de outras coisas.
A partir do ano que vem, a não prestação dessas informações irá impedir a aprovação das contas dos municípios”, informou Ramos.
As informações coletadas vão ser divulgadas de forma consolidada, de modo que não sejam identificadas as respostas individuais. O resultado será divulgado em novembro de 2016. (L.G.C)