Polícia

Soldado morto no Rio será enterrado hoje em Boa Vista

Velório acontece na Câmara Municipal de Boa Vista e enterro será no Cemitério Parque Campo da Saudade

O soldado da Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR) e agente da Força Nacional Hélio Vieira Andrade será sepultado hoje no Cemitério Parque Campo da Saudade, no bairro Centenário, zona Oeste da Capital. O horário do sepultamento não foi informado. A morte clínica do soldado foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro no sábado, 13, por volta das 10h25 [horário de Brasília], quando os aparelhos foram desligados em razão de falência múltipla de órgãos.

Em um cortejo composto pela Força Nacional, o caixão foi conduzido de Jacarepaguá para a Base Aérea do Rio de Janeiro ontem, de onde partiu por volta das 12h (horário local) para Boa Vista. No último adeus ao soldado, a homenagem dos militares foi feita com três tiros disparados para chão, feitos pela Guarda Fúnebre, em um paredão de vários policiais. Por fim, os militares fizeram a oração do policial e garantiram que a morte do Hélio não ficará impune.

Após o desembarque no Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede no final da tarde de ontem, o caixão foi conduzido por policiais militares. O corpo foi encaminhado à Organização Social de Luto (Orsolu) para procedimentos legais e, em seguida, à Câmara Municipal, onde ocorre o velório.

HONRAS FÚNEBRES – Conforme informações do Comando-Geral da PMRR, o sepultamento, com todas as honras fúnebres, acontecerá no Cemitério Parque Campo da Saudade. O cortejo sairá da Câmara Municipal e passará pelas principais avenidas da cidade, conduzido pelo caminhão do Corpo de Bombeiros de Roraima. Cerca de 44 policiais militares farão parte das homenagens em viaturas da Polícia Militar, do Batalhão de Operações Policias Especiais (BOPE) e do Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO).

Também farão parte das honras outras instituições que compõem o sistema de segurança e as Forças Armadas brasileiras. Entre elas, o Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e Guarda Municipal.

PMRR – Em nota, o Comando-Geral da PMRR reiterou condolências aos familiares, amigos e à família policial militar enlutada do soldado Hélio Vieira Andrade. “Apresentamos nossos sentimentos de solidariedade e respeito pela imensa dor que com certeza invade a alma e dilacera qualquer entendimento de lógica. Rogamos que o Senhor dos Exércitos, em sua infinita bondade, receba nosso irmão e dê a todos o conforto necessário nesse momento de dor”, declarou o comandante-geral da PMRR, coronel Dagoberto Gonçalves.

CASO – O agente da Força Nacional Hélio Vieira Andrade foi vítima de homicídio na última quarta-feira, 10, enquanto prestava serviço na cidade do Rio de Janeiro, em razão das Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016. O ataque à viatura da corporação, feito por bandidos, ocorreu na Vila João, no complexo de favelas da Maré. A morte cerebral foi confirmada na quinta-feira à noite, 11, mas a família não autorizou que desligassem os aparelhos. Apenas no sábado de manhã a morte clínica foi confirmada. (A.G.G)