Polícia

Bombeiros resgatam turista ferido na Serra Grande

Turista caiu e deslocou o ombro. Confira fotos do resgate

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) realizou mais um resgate na Serra Grande, município do Cantá, a 36 km de Boa Vista, pela BR-432. No início da tarde deste domingo, dia 14, a Central de Operações 193 foi acionada para socorrer uma vítima de queda com deslocamento de ombro.

Por volta das 14h, o CBMRR recebeu a primeira ligação informando sobre o acidente na Serra Grande. De acordo com relatos dos turistas, um dos integrantes do grupo, de aproximadamente 30 anos, teria escorregado e deslocando o ombro direito. Com fortes dores, o rapaz não conseguia caminhar.

A equipe da Companhia de Busca e Salvamento (CBS) formada pelo sargento Anailton Moraes e os soldados Xavier Silva, Marcel Teixeira, Jocimar Pereira e Ricardo Anjos, foi acionada imediatamente para ir ao local realizar o resgate. Às 15h, a equipe iniciou a subida da Serra e após 40 minutos localizou o grupo de seis pessoas. A vítima se encontrava deitada no solo e se queixava de muitas dores.

De acordo com o sargento Anailton Moraes, comandante da equipe, ao chegar ao local da ocorrência, algumas situações complicavam ainda mais o salvamento. “A vítima não conseguia se locomover e o seu braço não poderia ser imobilizado junto ao corpo, pois causava fortes dores à vítima, além disso, o terreno é íngreme e estava escorregadio”, disse.

Conforme explicou o sargento, foi feita uma imobilização lateral de todo o braço da vítima, utilizando galhos de árvores de forma improvisada. A vítima também foi ancorada por um cabo de segurança para evitar quedas durante a caminhada de volta. Após uma hora e meia de caminhada por dentro da mata, a equipe conseguiu chegar ao sítio de apoio localizado no início da subida.

Durante o deslocamento para Boa Vista, a equipe da CBS encontrou com a equipe do Samu do município do Cantá, que tinha sido acionada para prestar um apoio à ocorrência. A vítima foi transportada para a ambulância e foi trazida até o Hospital Geral de Roraima (HGR).

O tenente Assis Santos, subcomandante da CBS, faz uma alerta às pessoas que se aventuram em pontos turísticos do Estado. “O terreno de pedra nesse período forma lodo e em razão disso é necessário ter um calçado adequado, é muito comum as pessoas sofrerem quedas nessas aventuras. O passeio é muito interessante, mas é preciso tomar muito cuidado e, quando a pessoa for deslocar, evitar de ir sozinha e levar sempre um kit de primeiros socorros para ser utilizado, caso necessário, até a chegada do salvamento”, declarou.

OCORRÊNCIA – No dia 5 de junho deste ano, o Corpo de Bombeiros realizou o resgate de outro grupo que teve dificuldades para descer da Serra Grande. O grupo formado por 30 pessoas, a grande maioria crianças e adolescentes, não conseguiu descer da Serra em razão do grande volume de água que acumulou com as chuvas nos igarapés que cortam a serra. A equipe da CBS foi ao local e resgatou todos com segurança.