No último domingo, dia 14, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de mil óculos e 275 relógios falsificados contrabandeados da Venezuela. O fato ocorreu na BR-174, por volta das 9h, no posto de fiscalização da PRF na fronteira Brasil/Venezuela, em Pacaraima. Os produtos seriam levados para Boa Vista quando uma inspeção no veículo foi feita.
Durante fiscalização de rotina, os policiais abordaram um veículo Fiat/Weco com placas e condutor venezuelanos. Em revista foram encontradas 43 caixas de óculos com 12 unidades cada, outros 516 óculos avulsos e 275 relógios de marcas diversas, em condições para comercialização. Esta é a segunda apreensão desta natureza realizada pela PRF em pouco mais de um mês.
Por se tratar de produtos falsificados e contrabandeados do país vizinho, o veículo foi recolhido e entregue junto com os produtos à Receita Federal do Brasil para que adote as medidas cabíveis. O condutor vai responder pelo crime de contrabando. O objetivo do infrator era fazer a entrega para brasileiros e ter um lucro no mercado negro de aproximadamente 50 mil reais.
MEDICAMENTOS – Na última quinta-feira, dia 11, a PRF apreendeu também na BR-174, 163 comprimidos de medicamentos trazidos ilegalmente da Venezuela. O fato ocorreu por volta das 15h em fiscalização de rotina em comando realizado próximo a Ponto do Cauamé, em Boa Vista.
Durante abordagem a um táxi que fazia o percurso Pacaraima/Boa Vista, os policiais encontraram com um dos ocupantes do veículo, de naturalidade venezuelana, 163 unidades de medicamentos diversos, além de 18.950,00 bolívares, moeda venezuelana.
Importar ilegalmente produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais constitui o crime previsto no art. 273 do Código Penal Brasileiro (CPB), que prevê pena de reclusão de 10 a 15 anos e multa. Diante do fato, o cidadão estrangeiro foi preso em flagrante e entregue, junto com os medicamentos, à Polícia Federal. (J.B)