O Fórum Criminal Ministro Evandro Lins, localizado no bairro Caranã, zona Oeste da Capital, vem realizando um projeto permanente com ações sociais que visam à aproximação com a comunidade, além de oferecer assistência a servidores do órgão, vítimas e réus.
De acordo com a juíza titular da 1ª Vara Criminal do Tribunal do Júri e da Justiça Militar, Lana Leitão, a série de atividades tem o objetivo de humanizar os atendimentos na unidade. “Os juízes do fórum estão desenvolvendo, com apoio da administração, esse projeto. O sentido é ter no Fórum Criminal um atendimento mais humanizado e diferenciado”, disse.
Entre as atividades estão acadêmicos de vários cursos de graduação para que possam conhecer o cotidiano do Fórum. “Essa semana estamos rascunhando convênios com as universidades para que os acadêmicos de Direito, Fisioterapia, Assistência Social e Psicologia venham para dentro do Fórum prestar apoio às vítimas e suas famílias”, destacou.
A magistrada ressaltou a valorização aos servidores do Fórum. “Aos servidores, estamos providenciando uma sala para que eles possam ter alguns minutos de meditação, relaxamento e alongamento. O objetivo é melhorar a qualidade no atendimento prestado na unidade, ressaltando que o alcance dessa melhoria passa pela motivação e reconhecimento dos servidores”, frisou.
Conforme a juíza, os réus também são beneficiados com as ações. “É muito comum o preso comparecer às audiências apenas de short, e temos aqui campanhas de arrecadação de roupas usadas que doamos a eles. É uma assistência sem ser criminal, porque há casos em que o réu está preso e precisa resolver algum reconhecimento de paternidade ou pagamento de pensão”, explicou.
Ela informou que as visitas ao Fórum Criminal deverão ser estendidas às escolas públicas e aos moradores das proximidades. “Serão direcionadas às escolas e comunidades que queiram fazer visita. Quem tiver interesse é só vir aqui e procurar a administração do Fórum, que nós marcamos”, complementou, informando que ao final da visita é exibido um vídeo explicando a função do Poder Judiciário. (L.G.C)