A Emurr (Escola de Música de Roraima) realiza nessa quarta- (17) e quinta (18), o I Festival de Corais de Roraima no auditório da Emurr, às 19h30. O evento faz parte do projeto cultural Canto e Coral Secretaria Estadual de Educação e Desportos, e conta com a participação de 16 corais de escolas da rede estadual e com o envolvimento de 800 alunos. A entrada é franca.
O projeto Canto e Coral foi implantado em outubro do ano passado e já atendeu cerca de dois mil alunos. Em menos de dois meses de criação,os alunos do projeto fizeram a primeira apresentação em dezembro de 2015.
“Em pouco tempo já fizemos uma grande apresentação que foi a abertura e fechamento da Cidadede Natal com mil alunos. Foi um evento muito bonito”, disse o coordenador do projeto, Carlos Timóteo.
A ideia do Canto e Coral dentro das escolas é que a música sirva como ferramenta paramelhorar o aprendizado, uma vez que trabalha com o lado cognitivo dos estudantes. “O aluno que trabalha música, canto e coral de forma efetiva, exercita os dois lados do cérebro e isso reflete diretamente na sala de aula, além de melhorar a concentração e autoestima”, explicou Timóteo.
As apresentações serão realizadas em três etapas. A primeira e segunda serão nos dias quarta (17) e quinta (18) de agosto. A última etapa será no dia 21 de setembro. Na quarta-feira, se apresentarão os corais das escolas Ulysses Guimarães, Professor Severino Gonçalo Cavalcante, Professora Coema Souto Maior, Escola de Música de Roraima e Albino Tavares (zona rural).
Na quinta-feira, as apresentações ficam por conta das escolas Raimunda Mota de Andrade, Luiz Rittler Brito de Lucena, Maria Sônia de Brito, Pastor Fernando Granjeiro e Carlos Drummond Andrade. No dia 21 de setembro se apresentam as escolas Professora Conceição Costa e Silva, General Penha Brasil, Professora Antônia Coelho de Lucena, Professora Maria de Lourdes Neves, São Vicente de Paula, Professora Diva Alves de Lima e o Instituto Batista de Roraima, escola convidada.
O coordenador do projeto ressaltou que este Festival, além de proporcionar a interação entre os alunos participantes, também servirá de vitrine para outros estudantes que se interessam pela música. “Queremos que eles vejam que é uma atividade gostosa e bonita de se fazer e queiram fazer parte”, complementou.
Serviço
I Festival de Corais de Roraima
Data: 17 e 18 de agosto
Local: Auditorio do EMHUR
Hora: 19 h30
Entrada Franca