Cotidiano

Secretária diz que maior desafio é elevar desempenho de RR no Ideb

Os dados mais recentes do principal indicador educacional do País mostraram queda na qualidade do Ensino Médio em Roraima

Designada para coordenar o processo de transição de Governo na Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), a pedagoga Ana Célia Paz afirmou que sua principal missão é conduzir o processo “com responsabilidade e cuidado com a Educação”. Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 1020, neste domingo, dia 02, a secretária disse que o principal desafio do próximo governo é elevar o desempenho do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal avaliação educacional do País.
Segundo os dados mais recentes do indicador, divulgados em setembro deste ano com base nas informações do ano passado, a qualidade do ensino médio público caiu e ficou abaixo da meta estipulada pelo Governo Federal. “O desafio é trabalhar em prol de aumentar o Ideb das escolas estaduais por meio do fortalecimento das escolas de Ensino Médio, que são de responsabilidade do Estado”, pontuou a secretária, nomeada na manhã da última quarta-feira, dia 29 de outubro.
No entanto, ela acredita já não há mais nada que possa ser feito, dando à administração do órgão um caráter transitório. Dentro da premissa de “arrumar a casa”, a primeira providência adotada, segundo ela, foi reunir a equipe técnica e solicitar um levantamento de todas as ações desenvolvidas e planejadas para o próximo ano. O levantamento situacional de cada departamento pretende gerar um grande relatório de gestão a ser entregue para a próxima equipe. “Nesta segunda-feira, uma reunião com a equipe técnica deve apresentar os primeiros resultados da realidade situacional da secretaria”, afirmou
A transição também inclui, segundo ela, um levantamento dos gastos e despesas para fechamento de exercício. Ela garantiu que neste momento a pasta já não realiza compras nem adquire nenhum serviço que gere custos. Segundo ela, o momento é de levantar os contratos e apenas quitar o que falta ser pago.
PROJETOS DE LEI – Ana Célia lembrou que o fim deste ano ainda reserva uma expectativa grande à classe da Educação em função de dois projetos de lei enviados à Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR) e que aguardam apreciação.
Uma delas é uma complementação ao Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima (PCCREB). Falhas na lei 892/2013 impedem o pagamento de progressões funcionais e o enquadramento de determinados trabalhadores em Educação, o que necessitou de um novo projeto de lei para a correção da matéria aprovada no ano passado. Este é um anseio da categoria e já foi, inclusive, motivo de paralisação neste ano. “O projeto precisava de ajustes e finalmente foi finalizado e enviado pelo secretário Leocádio [Vansconcelos, ex-titular da secretaria] no último dia 23, o que vai possibilitar o enquadramento de todos os professores que estão pendentes”, disse.
Outro projeto que também aguarda apreciação dos deputados é o Plano Estadual de Educação, com as diretrizes na área para o próximo decênio. “Uma equipe técnica da Seed fez toda a articulação com os municípios e instituições privadas, o que possibilitou a apresentação desse trabalho em que Roraima foi, inclusive, um dos primeiros estados do País a apresentar. Temos fé que os deputados vão nos brindar e dar como presente de Natal o nosso enquadramento e aprovação desse plano tão importante para a educação do Estado”, ressaltou.