No Brasil, o Dia do Maçom é comemorado no dia 20 de agosto. Para celebrar a data, será realizado, nesse sábado (20), no Espaço Cenarium, o ‘Baile Maçom’, aberto para a comunidade. O evento é realizado pela Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima e comemora o aniversário de 35 anos de fundação.
Segundo o grão-mestre da maçonaria, Sérgio Santiago, o evento é uma alusão a uma reunião prévia à independência do Brasil.
“Dentro da loja Maçônica, decidiu-se a proclamação da independência, e essa data se transformou num momento muito importante para os maçons, já que marca o início da nossa história”, contou.
A programação conta com show da Banda Luna, que irá apresentar um repertório diversificado de músicas nacionais e internacionais. Os ingressos estão à venda no valor de R$ 100, 00 (individual) na Loja Maçom, localizada na rua Coronel Pinto, 384, Centro.
História
A Grande Loja Maçônica do Estado de Roraima é uma entidade que congrega treze lojas em todo o Estado. A loja foi fundada por Orlando Marinho da Silva, que no ano de 1981 foi o primeiro grão-mestre. Até hoje, aos 91 anos de idade, Orlando é um dos membros da Loja.
Atualmente, a loja maçônica possui cerca de 400 membros ativos e tem como objetivo congraçar a Família Maçônica do Estado.
No dia 20 de agosto de 1971, quinze mestre maçons das Potências do grande oriente do Brasil e das grandes lojas de Orientes distintos se reuniram com o objetivo de fundar uma Loja Maçônica em Boa Vista. Na ocasião, destacou-se como um dos principais idealizadores o irmão Raimundo do Castro Costa.
A Loja foi registrada junto ao Grande Oriente do Brasil, tendo sua Carta Constitutiva expedida em 11 de outubro de 1971.
Dia do Maçom
O Dia do Maçom remonta a 20 de agosto de 1822, em alusão ao movimento de maçons brasileiros, principalmente de Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada e Silva, que objetivava a independência do Brasil em face de Portugal.
Em 17 de junho 1822 foi fundado o Grande Oriente do Brasil, tendo como líderes José Bonifácio e Joaquim Gonçalves Ledo, com nítida intenção de fortificar o movimento pela independência do País. Bonifácio, adepto da Monarquia; Ledo, adepto da independência republicana.
O Grande Oriente do Brasil foi constituído pela união de três Lojas maçônicas do Rio de Janeiro: a Comércio e Artes na Idade do Ouro e mais a União e Tranquilidade e a Esperança de Niterói, resultantes da divisão da primeira.
SERVIÇO
Baile do Maçom
Local: Espaço Cenarium
Hora: A partir das 22 horas
Informações: 3224 19 33 / 99116 09 92