Moradores da avenida Sebastião Correa Lira, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste, denunciam a ação desenfreada de traficantes de droga que, além de imporem a lei do silêncio, também recrutam adolescentes para trabalharem como ‘aviões’ do tráfico. Ontem, à tarde, a Folha foi ao local e constatou a denúncia.
Segundo moradores, o movimento nas esquinas da avenida não para. De manhã, à tarde e à noite, os traficantes atendem viciados e também fazem do local uma “feira livre”, onde tudo por lá é negociado por droga.
O número de arrombamentos e furtos aumentou naquela região, conforme moradores. “Precisamos de mais polícia nas ruas. Os traficantes agem livremente a qualquer hora do dia ou da noite. Tem gente que chega até com televisão para trocar por droga. A gente vê cada coisa”, observou uma moradora.
Menores de 18 anos são “recrutados” porque os traficantes sabem que eles são apreendidos e soltos no mesmo dia. A maioria dos “aviões” se torna viciada e acaba na mão do traficante, tendo que ‘trabalhar’ dia e noite para pagar o que deve. “Tem muito jovem metido nisso, infelizmente”, lamentou a moradora.
Perto do cruzamento fica a principal praça do bairro. Ainda segundo moradores, os traficantes também utilizam o espaço público, principalmente durante a noite e a madrugada. O risco lá é maior porque muitos jovens vão à praça por causa da internet gratuita. “De vez em quando, os guardas municipais aparecem de motocicleta e fazem ronda, mas assim que saem, os traficantes voltam. A gente tem é medo de passear aí à noite. É perigoso”, alertou outra moradora que também preferiu não se identificar por medo da bandidagem. (A.J)
PM reforça segurança no bairro
A Polícia Militar de Roraima informou que o 1º BPM realiza o monitoramento da subárea da zona Leste da cidade, que abrange 55 bairros, um loteamento e dois anexos, o que inclui o monitoramento do Bairro Cidade Satélite. E para reforçar a segurança, a PM instalou um posto de policiamento dentro do Residencial Vila Jardim, no qual os moradores podem denunciar ou solicitar atendimento se necessário.
Além disso, há quase um mês o Comando de Policiamento da Capital está realizando a Operação Sétimo Mandamento Integrada em toda a Capital, em que está mapeando, através de dados estatísticos, os locais recorrentes da atuação policial e onde se nota o número elevado de prisões, apreensões e recuperação de bens roubados ou furtados, o que inclui o mapeamento na área do bairro Cidade Satélite, a fim de coibir crimes, como tráfico de drogas, ações de galera e principalmente roubos praticados com o uso de armas e motocicletas.
Só nos primeiros dias de operação já tinha sido registrado 85% de roubos no bairro Cidade Satélite e que a integração dos órgãos de segurança tem contribuído para obter bons resultados.
As pessoas que se depararem com algum problema relacionado à segurança, seja de urgência ou emergência, podem entrar em contato com o telefone 190 para que a Polícia realize o atendimento conforme a ocorrência.
Já a Prefeitura de Boa Vista esclareceu que a Guarda Municipal realiza constantemente rondas ostensivas pela cidade, inclusive nas praças, por meio do Grupo Tático Municipal (GTAM) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu). A população pode ajudar denunciando pelo telefone 190 da Polícia Militar, ou no telefone 153, da Guarda Municipal.