Cultura

Instituto Boa Vista promove segunda noite do Música na Praça

O evento será realizado a partir das 20 horas, na Orla Taumanan

O centro histórico de Boa Vista é palco de mais uma edição do Projeto Música na Praça. Promovido pelo Instituto Boa Vista de Música, a ação será realizada a partir das 20 horas deste sábado, 20. Na ocasião, os visitantes poderão acompanhar o show musical da Banda Municipal.

A programação teve início nessa sexta-feira, 19, com a Banda Infanto-Juvenil e a Orquestra Experimental na Praça Barreto Leite. Segundo a Prefeitura de Boa Vista, desde março deste ano, já foram visitadas 15 praças de Boa Vista, onde diversas pessoas tiveram a oportunidade de ouvir as mais belas canções clássicas, populares, eruditas por meio dos instrumentais. O projeto é uma parceria do IBVM com a Superintendência de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).

A iniciativa oferece mais uma alternativa cultural aos boa-vistenses, de forma que tenham acesso à música, além de valorizar os espaços públicos da capital. Ainda neste semestre, está previsto para ocorrer o projeto em todo centro histórico, composto pela Orla Taumanan, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, Espaço Multicultural e o prédio da Intendência Municipal.

“Levar música aos espaços públicos é levar cultura para o cidadão boa-vistense. Estamos com um repertório bem eclético, para todos os gostos e públicos. Têm músicas populares, regionais, temas de filmes, forró, axé, além da música erudita. A Orla é o berço histórico da nossa cidade, lugar de encontro com os amigos, namorar, levar a família para um passeio, enfim, lugar também de uma boa música”, declarou o maestro Francisco Carlos Felício.

A dona de casa Alcinéia Soares, de 38 anos, veio nessa sexta-feira acompanhar a apresentação da filha Geizilane Soares, 16, da banda Infanto-Juvenil. A mãe relatou que a jovem descobriu cedo o talento para a música, desde os cinco anos de idade. A partir daí não parou mais, aos oito anos ingressou no IBVM.

“O Instituto é minha outra família. Acompanho o trabalho deles desde quando minha filha começou a participar das aulas. É admirável ver o quanto a música transforma a pessoa. São crianças e jovens que se descobrem e se apaixonam pela música. No caso da minha filha, ela já sabia que era isso mesmo que ela queria trilhar desde pequena”, disse a mãe, orgulhosa.

O IBVM conta com sete grupos musicais e que vão compor o projeto Orla das Artes: Orquestra de Cordas Infanto Juvenil, Orquestra Sinfônica Infanto Juvenil, Orquestra de Violões, Orquestra de Flautas e Musicalização, Orquestra Experimental e as Bandas Municipal e Realce.

Com informações da Prefeitura de Boa Vista.