O jogo “Pokemón GO” foi lançado no Brasil no início deste mês e virou febre entre jovens e adultos roraimenses. É comum ver os caçadores de Pokémons sempre vidrados em seus celulares, caminhando pelas ruas, praças e demais espaços públicos. Durante o uso do aplicativo, os usuários devem ficar atentos para evitar acidentes e também para não serem vítimas de um crime.
“Todos os dias eu jogo um pouco, depende do tempo. Mas até mesmo no intervalo da aula na Universidade a gente consegue um tempinho para caçar Pokemóns. Eu ainda não tive nenhum problema enquanto jogava, mas já ouvi relatos de pessoas que foram assaltadas ou sofreram acidente de trânsito por causa disso”, afirmou o estudante Guilherme de Farias.
Segundo ele, é normal que as pessoas saiam de casa para jogar em locais públicos. “O melhor é poder sair por aí em busca dos Pokemóns. Inclusive, eu e um amigo já saímos de carro para ficar caçando pelas ruas. Geralmente, os ginásios de treinamento, onde acontecem grandes batalhas, são encontrados em monumentos e pontos turísticos da cidade, assim como nas praças”, complementou Farias.
O jogo de realidade aumentada, que usa uma sobreposição de figuras virtuais com imagens reais captadas pela câmera, também pode trazer perigos aos usuários. A Polícia Militar de Roraima (PMRR) orienta os pais e a população em geral a redobrarem a atenção. “É importante evitar sair de casa desacompanhado ou para locais afastados, como parques e praças com pouca circulação de pessoas e pouca iluminação, principalmente à noite”, destacou.
O órgão de segurança informou que em locais públicos é preciso estar sempre atento à aproximação de pessoas estranhas e que em avenidas movimentadas o uso do aplicativo deve ser evitado, sob o risco de atropelamento. “Em outros estados brasileiros, ladrões e pessoas mal-intencionadas monitoram locais isolados com grande movimento de jogadores para cometer crimes. Por isso, dê preferência a locais que você conhece e evite entrar em residências ou locais restritos por conta do aplicativo, lembrando que invadir propriedade privada é crime”, aconselha.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, a pessoa que for vítima de roubo deve registrar o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. “A população que estiver com algum problema relacionado à segurança, seja de urgência ou emergência, deve entrar em contato pelo telefone 190”, informou.
OUTRAS DICAS- Esteja sempre atento ao seu redor; tenha muito cuidado enquanto andar com o seu celular na mão para evitar tropeços e até acidentes de trânsito ao atravessar a rua; não use o aplicativo enquanto estiver dirigindo, pois não é apenas a sua vida que está sendo colocada em risco, mas a de outras pessoas; cuidado com roubos, já que andar distraído com um celular nas mãos torna o jogador um alvo fácil para assaltantes! (B.B)