Presos da Cadeia Pública de Boa Vista no bairro São Vicente, zona Sul, se recusaram a comer e a entrar nas celas na manhã desta terça-feira.
Um vídeo mostra um preso relatando que só deve aceitar mudanças, após melhorias sejam tomadas para reverter a situação dos presos que estão na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista.
No vídeo, um Polícial diz que eles devem retornar as alas e se alimentarem.
“-Os senhores vão para as suas alas, vai ser paga a alimentação e nós vamos sair. Essa é a nossa missão” diz o policial.
Um dos presos retruca dizendo que a situação na PAMC só voltará ao normal depois que as demandas exigidas forem ouvidas.
“-Não! A gente não vai entrar enquanto, mas a a gente não vai aceitar enquanto não resolver a situação da PA. Vamos fazer a nossa parte aqui”.
Policial responde dizendo que isso é um problema dos presos.
“-Aí já é um problema dos senhores, beleza?”
De acordo com um servidor da penitenciária, o detento pretendia causar tumulto na unidade prisional devido às mudanças que ocorreram no local.
Uma viatura com homens da tropa de choque deu auxílio à tentativa de colocar a unidade em ordem, mas o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar já tinha agido e silenciado os presos.
Confira o vídeo
Entenda o Caso
No final da manhã desta terça-feira, 23, presos da Cadeia Pública de Boa Vista realizaram protesto contra decisões tomadas pelo Governo em relação ao Sistema Prisional da Capital.
Segundo informações obtidas pela FolhaWeb, além de se recusaram a comer, os presos quebraram algumas lâmpadas da unidade e se recusaram a retornar para as celas. A reportagem acompanhou toda a negociação e constatou que não havia policiamento nas guaritas que cerca a unidade.
Outra informação levantada pela FolhaWeb dá conta de que o protesto foi iniciado em razão de mudanças que a Sejuc vem promovendo na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PACM), entre elas a transferência de alguns presos ligados a facções criminosas. Eles reafirmam que os tumultos só cessarão quando o Governo parar com as mudanças na unidade.
O outro lado
A Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) informou em nota que tem adotado medidas administrativas nas unidades prisionais. “Entre elas remanejamento dos reeducandos que frequentam as aulas dentro da unidade.
A Sejuc reforça que as medidas são necessárias para restabelecer a ordem dentro das unidades. Lembra ainda que os agentes de segurança têm obtido êxito na contenção dos internos.
A secretaria tem buscado adotar medidas efetivas para reformular o sistema a curto, médio e longo prazo, com a retomada das obras da penitenciária de Rorainópolis, a instalação de uma estação de esgoto na Pamc, além da reforma que aguarda a apresentação do projeto pela Seinf”, finalizou.