A falta de manutenção nas rodovias de Roraima coloca em risco a vida de motoristas. Inúmeros acidentes já foram registrados, uns até com morte. O trecho da BR-174, de Boa Vista a Caracaraí, na região Centro-Sul, é o que mais apresenta risco com buracos e o mato alto à margem da pista, que acaba prejudicando a visibilidade dos motoristas e, em alguns casos, provoca até acidentes.
Na saída da Capital pelo trecho sul da BR-174, bem na cabeceira de uma ponte, há um buraco. No começo desta semana, um motorista, em alta velocidade, passou pelo buraco, perdeu o controle do carro e capotou. Ele foi socorrido e sobreviveu.
Os motoristas também correm risco em alguns trechos da BR-174 próximo ao município de Caracaraí, a 155 quilômetros da Capital. No quilômetro 18, por exemplo, parte do asfalto afundou e um buraco em uma mão da pista obriga os condutores a entrarem na contramão.
O risco de acidente aumenta porque o buraco fica em uma subida e a faixa é contínua, o que proíbe a ultrapassagem. Motociclistas correm risco em dobro. Não há sinalização no local alertando para o perigo na pista. Próximo a Iracema, município vizinho de Caracaraí, ainda na região Centro-Sul, também falta manutenção na rodovia.
A BR-174 já passou por inúmeras reformas. A última ocorreu no trecho sul, onde o serviço foi dividido em quatro lotes. Cada lote teve um convênio de mais de R$ 100 milhões, o que chegou a R$ 500 milhões em investimentos do Governo Federal. A obra abrangeu quase 400 quilômetros e foi concluída em 2013. O contrato de manutenção da rodovia das empresas já venceu.
Dnit abre licitação, mas não há previsão para fazer manutenção
O superintendente em Roraima do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), José Pedro Christ, disse ontem à tarde que já há uma licitação em andamento para contratar a empresa que fará a manutenção da BR-174, no trecho de Boa Vista até Caracaraí. “É a sexta empresa que apresenta proposta porque a das outras foi reprovada. Mas não há previsão de quando começará a manutenção”, avisou.
No trecho da Terra Indígena Waimiri Atroari, na divisa do Amazonas com Roraima, até Caracaraí, segundo Christ, há um plano de trabalho de manutenção da rodovia pronto, mas que ainda depende da análise para a abertura de licitação. No sentido norte da BR-174, de Boa Vista até a região da Pedra Pintada, no Município de Pacaraima, uma empresa está com contrato vigente até o próximo mês.
A BR-401 é a rodovia federal em melhor estado de conservação. As obras são de responsabilidade do Exército Brasileiro, por meio do 6º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC). O superintendente explicou que para este trecho, de Boa Vista até Bonfim, na fronteira do Brasil com a Guiana, Leste do Estado, foi assinado um convênio com o BEC, um termo de execução descentralizado.
Questionado sobre a possibilidade de outros convênios de manutenção com o 6º BEC, José Pedro Christ explicou que a medida poderia ser considerada como monopólio. “E as outras empresas, como ficariam?”, questionou. (AJ)