A adolescente roraimense Liliana Matte, de 17 anos, está presa nos Estados Unidos e não consegue voltar para casa desde o dia 22. Jovem, estudante e modelo, ela viajava para Miami com toda a documentação em dias e mesmo assim não pôde entrar no país.
O real motivo da prisão ainda não foi esclarecido pela justiça americana, que possui rígidas leis contra a imigração.
A adolescente foi barrada por estar viajando desacompanhada e foi enviada para um abrigo em Chicago.
A família entrou em contato com o consulado-geral do Brasil em Chicago que mantém o contato com os pais da adolescente e com as autoridades americanas. Segundo a embaixada dos EUA no Brasil, o caso não pode ser comentado por questões de privacidade da lei norte-americana.
“A liliane já conhece os Estados Unidos, já esteve lá comigo e com a sua irmã. E nessa viagem estavamos juntas mas precisei voltar antes para fazer uma cirurgia” relatou a mãe da estudante, Anaide Matte. Segundo ela, a roraimense foi abordada após fazer uma selfie.
“Estamos tentando entrar em contato com ela, mas só é possível um telefone diário a cada dois dias. Enquanto isso ela fica sem comunicação, sem saber o que está acontecendo, um tratamento sem necessidade, é revoltante” relatou.
Para entrar nos Estados Unidos é necessário visto de turismo, trabalho, saúde ou estudos. Porém, mesmo com a documentação em dias, o agente federal pode barrar a entrada.