Cotidiano

Ocupantes reclamam de abandono do prédio

Local está sendo administrado pela Associação dos Estudantes de Moradores de Boa Vista, que reclama da falta de estrutura

Pelo menos 22 universitários que moram na Casa do Estudante do Governo do Estado, no bairro Asa Branca, zona Oeste, estão pedindo melhorias para o local. Entre as reivindicações estão capina do terreno tomado por matagal, pintura, reforma elétrica e hidráulica, além de mais computadores, pois no local só existe um para todos os estudantes.
A estudante Lorena Andrade, que veio do Município de Pacaraima, Norte do Estado, cursa História na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e está morando no local há três meses. Ela disse que a casa está mobiliada, tem biblioteca, cozinha e lavanderia, mas não tem nenhum representante do governo para gerenciar, o que é feito pela Assemceb (Associação dos Estudantes de Moradores de Boa Vista).
“A casa está abandonada pelo governo, não temos ajuda nenhuma e estamos nos mantendo com a organização dos próprios estudantes através de cotas de R$25,00 por mês para comprar material de limpeza, gás e pagar a internet”, disse. Ela disse que o local serve de apoio para estudantes que vêm dos municípios do interior do Estado e até de outros estados. A finalidade da associação é melhorar o local para oferecer vagas para mais estudantes.
“Esperamos que o governo de Suely Campos possa continuar mantendo a casa porque vários estudantes precisam dela funcionando”, complementou. “Temos mais vagas e, se mais estudantes se unirem a nós, vamos chamar a atenção do governo para a importância dessa casa de apoio ao estudante”.
Para isso, Lorena disse que está com uma página no Faceboock “Casa do Estudante RR” que pode ser acessada para conhecer melhor a estrutura e as necessidades do local. “O Governo do Estado é responsável pela casa só no nome, porque está abandonada. Deixaram os estudante à própria sorte”, frisou.
Secretaria de Educação diz que local está ocupado indevidamente
A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed), através de nota, esclareceu que a Casa do Estudante em Boa Vista está sendo ocupado de forma indevida por uma associação com personalidade jurídica de direito privado. Afirmou que o local foi desativado há mais de dois anos e retirados todos os bens patrimoniais do Governo do Estado e do pessoal de apoio administrativo.
“Não há nenhum servidor público atuando no local, embora as despesas com água e energia elétrica sejam pagas pela Seed pelo fato de os prédios serem patrimônio público desta pasta”, frisou acrescentando que o local foi criado para dar subsídio aos estudantes de nível superior vindos dos municípios do interior do Estado em uma época que não havia unidades de ensino superior. Porém, nos dias atuais, a realidade é outra.
“O Ensino Superior público em Roraima foi estendido aos demais municípios por meio da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e Universidade Virtual de Roraima (Univirr), além de outras instituições de ensino no âmbito federal”, frisou a nota ao esclarecer ainda que a secretaria não é responsável pela educação superior, e sim pela Educação Básica (Ensinos Fundamental Maior e Médio). Sem dar detalhes, a nota afirma ainda que o Governo do Estado estaria estudando “a melhor forma de equacionar o problema”. (R.R)