O venezuelano Adrian Silvera Torialva foi à sede do Instituto de Medicina Legal (IML) para fazer a liberação do corpo do irmão morto no dia 22 na cidade de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Ele relatou como aconteceu o crime. A vítima foi identificada como José Alberto Peres Torialva, de 19 anos. A cédula de identidade foi trazida pelo irmão mais velho, com quem trabalhava vendendo suco, água e cigarros nas proximidades de um posto de combustível em Pacaraima, na divisa com a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén.
Conforme o irmão, José ainda foi socorrido por testemunhas. Ele teve acesso às imagens das câmeras de monitoramento das ruas de Pacaraima, motivo pelo qual disse que dois homens cometeram o crime. Como irmão mais velho, relatou que, sabendo do comportamento da vítima, sem dúvida ele recusou entregar cigarros para os dois homens que o abordaram na madrugada do dia 22. “Eles são brasileiros, chegaram e pediram cigarro. Meu irmão negou e recebeu um golpe com faca no pescoço. Algumas pessoas correram para ajudá-lo, mas não teve jeito porque perdeu muito sangue. Ele dormia numa rede e estava coberto com uma jaqueta laranja”.
Os criminosos levaram cigarros, cerca de R$ 30,00 e alguns documentos pessoais da vítima que estavam dentro de uma pochete. Depois de cometerem o crime, os elementos fugiram até chegar ao ponto dos táxis, onde entraram em um veículo e vieram para Boa Vista. Ele afirmou que as câmeras de vigilância registraram a fuga dos assassinos e que a polícia já está investigando o caso. “Meu único pedido é que prendam os assassinos do meu irmão”, destacou.
O familiar ressaltou que soube da morte de José Alberto somente no final da tarde da segunda-feira, quando uma pessoa lhe procurou para contar o fato. O corpo foi liberado no dia seguinte. O irmão fez o translado até a cidade de origem, no estado de Apure, região sul da Venezuela, onde foi sepultado.
O CASO – Populares do Município de Pacaraima, que fica a aproximadamente 250 quilômetros de Boa Vista, Norte do Estado, encontraram na manhã do dia 22 o corpo do homem dentro de um ponto comercial, ao lado da rede onde dormia.
Uma faca foi encontrada no local, próximo ao corpo, que estava com uma perfuração ao lado do pescoço. Um latrocínio, roubo seguido de morte, foi a motivação do crime. (J.B)