Esporte

Karatecas conquistam prata e bronze no Mundial da Indonésia

A equipe de doze atletas da Liga Roraimense de Karatê conquistou uma medalha de prata e duas de bronze no 12º Campeonato Mundial de Karatê, realizado na Indonésia

Os atletas da Liga Roraimense de Karatê retornam da Indonésia para Roraima nesta quinta-feira e na bagagem trazem três medalhas conquistadas no 12º Campeonato Mundial de Karatê, competição realizada pela SKIF (Federação Internacional de Karatê Shotokan), de 23 a 28 deste mês, no Centro de Exposição de Jakarta, capital da Indonésia.

Por telefone, o presidente da Liga, sensei Adauto Andrade, informou que conquistaram uma medalha de prata individual e duas de bronze nas equipes feminino e masculino. “Um resultado excelente e grandioso”, comemorou. “Estamos fazendo história no esporte de Roraima e isso é fruto do trabalho sério que é desenvolvido pela Liga Roraimense de Karatê”, frisou.

A medalha de prata foi conquistada pela atleta Eduarda Laely no individual, categoria de 18 a 19 anos. Para chegar à final, Eduarda fez três lutas, se destacando na competição por ter vencido a favorita, uma atleta japonesa neta do grande mestre Kanazawa, presidente da Federação Mundial de Karatê, com sede em Tókio.

As duas medalhas de bronze vieram na disputa por equipes no feminino e no masculino. No feminino as roraimenses ficaram em terceiro lugar juntamente com México, com o Japão em 1° e Itália em segundo. A equipe feminina fez seis lutas até a semifinal que disputou contra a Itália, e é composta pelas atletas Eduarda Araújo, Joseane Andrade, Alessandra Braga e Luiza Garcia

No masculino a equipe ficou em terceiro lugar, ao lado da Suíça, com o Japão em primeiro e a Bélgica em segundo. A equipe disputou dez lutas até chegar à semifinal contra a Bélgica e é foi formada pelos atletas Raimison Bezerra, Maicon Nascimento, Yoakan Jocelis, Adauto Andrade, Wesley Melo, Harrison Mota Felipe.

Ainda chegaram as quartas de final individual os atletas Luiza Garcia, Rayane Almeida, Laiza Garcia, Adauto Andrade, Raimison Bezerra e Maicon Nascimento.

Segundo Adauto, a atleta Ayalla Andrade foi prejudicado pela arbitragem de um australiano, que marcou um ipon sem ter acontecido.

“A atleta adversária era da Austrália e o árbitro também da Austrália isso foi uma falha grave da organização”, disse. “O ipon não houve, tentei contestar com vídeo e apesar de admitiram a falha, porém não podiam mudar o resultado do combate. Lamentável, pois nossa atleta era uma das que também tinha grandes chances de medalhar”, afirmou.

A equipe que representou Roraima é formada pelos atletas Ayalla Martins, Eduarda da Silva Araujo, Vanessa Laurentino Custódio, Rayane Teles Inácio, Laiza Silva Garcia, Wesley da Silva Melo, Raimison Bezerra de Almeida, Maicon Nascimento, Luiza Yasmim Silva Garcia, Joseane Nascimento de Andrade, Harrisson Mota de Souza e o técnico Adauto Andrade.

Para conseguir disputar no mundial, a equipe contou com o apoio do Governo de Roraima, deputado Chico Mozart, Karen Velasco (UP!), Exclusiva Peças e Serviços, Cobra Auto Peças, Arroz Tropical, Lojas Perin, Big Farma, Rei das Variedades e da população, amigos e familiares.